Parceria entre Google e Microsoft trouxe novidades para o Google Drive

2 min de leitura
Imagem de: Parceria entre Google e Microsoft trouxe novidades para o Google Drive

Em 2012, a Google lançava um serviço que prometia facilitar — e muito  as coisas para seus usuários. Pois é, já faz 6 anos que o Google Drive está na área, permitindo que seus usuários façam uploads de arquivos de qualquer formato e editem documentos.

Na verdade, a ideia do Google Drive era criar um sistema que pudesse competir com outros já existentes quando o assunto era armazenamento na nuvem, como Dropbox e SkyDrive. Inicialmente, o Drive contava com apenas 5 GB de armazenamento para os usuários, espaço que aumentou posteriormente para 15 GB gratuitos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com outras atualizações, os usuários receberam recursos de edição de arquivos de texto, apresentações de slides e planilhas. Para deixar o trabalho ainda mais eficiente, ficou possível também compartilhar os arquivos com outros usuários utilizando apenas o endereço de email, para que colaboradores possam editar os arquivos e deixar comentários  e é aí que entra a mais nova atualização do Google. 

1

Imagine a seguinte situação: caso você esteja negociando valores com um cliente, por exemplo, é bem comum que ocorra a troca de arquivos em diversos formatos  principalmente nos do Microsoft Office  junto de comentários deixados pelos colaboradores. Agora, você pode simplesmente deixar os comentários nos arquivos, sem a necessidade de convertê-los para formatos do Docs ou Sheets. Bem mais fácil, né? Além disso, o novo recurso funciona com arquivos no formato .PDF e em imagens.

Na verdade, essa mudança nada mais é do que uma consequência da parceria que está rolando entre o Google e a Microsoft. Caso o usuário queira deixar as coisas ainda mais práticas, é possível utilizar um plugin do Drive no Outlook, para que fique mais rápido o processo de anexar arquivos do Drive em um email. O plugin também vale para o contrário, caso você queira salvar arquivos que recebeu no Outlook em sua conta do Google Drive. 

2

Claro que o ideal para a Google seria que todo mundo usasse apenas a G Suite, certo? E, como todos sabem, isso está um pouco longe de acontecer, uma vez que é a Microsoft que possui os aplicativos mais populares entre os usuários. Mesmo assim, essa parceria já simboliza um belo passo para ambas as empresas, que estão unindo seus produtos para trazer melhorias para os clientes. 

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que a Google oferece recursos da Microsoft para seus usuários. Em 2015, por exemplo, o Google lançou um plugin que trazia a possibilidade de editar arquivos do Word, Excel e PowerPoint direto no Google Drive, sem a necessidade de ter o Office instalado na máquina do usuário.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.