Não caia no golpe: site expõe endereços e serviços que roubam criptomoedas

1 min de leitura
Imagem de: Não caia no golpe: site expõe endereços e serviços que roubam criptomoedas
Imagem: thenextweb

Com os preços das criptomoedas subindo exponencialmente nos últimos meses, especialmente o da Bitcoin, os golpes de phishing e de outros tipos de esquema aumentaram muito nesse segmento. Atualmente, relatos de pessoas que tiveram suas moedas virtuais roubadas aparecem de forma praticamente diária no Reddit, o que indica que a comunidade não está preparada para se manter segura por conta própria. Por isso, o pessoal do MyEtherWallet vem promovendo o “Ethereum Scam Database” ou “EtherscamDB” desde 2017.

Essa plataforma nada mais é que uma base de dados dinâmica atualizada frequentemente com informações de golpes na internet relacionadas ao roubo de criptomoedas, seja Ethereum, Bitcoin ou qualquer outra. Cada golpe identificado fica catalogado com a URL originalmente reportada, o tipo de ataque, o nome e também se está ativo ou não. Quando um aviso em vermelho aparece na lista, significa que o site que realiza a fraude foi desativado. Quando você confere a indicação “Offline”, quer dizer que aquele esquema já não está mais atingindo ninguém.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Já foram catalogadas mais de 2,mil fraudes diferentes, sendo que 231 delas ainda permanecem ativas por alguma razão. Ao todo, apenas 223 endereços diferentes são responsáveis por todos os esquemas encontrados no EtherscamDB.

Buscar segurança

A intenção dos criadores é oferecer uma base de buscas para os usuários de criptomoedas. Caso você se encontre em uma plataforma desconhecida ou suspeita para realizar transações, é possível buscar o nome do site, seu endereço na web ou alguma outra característica diretamente no EtherscamDB e ficar um pouco mais tranquilo quanto à possibilidade de fraudes.

O mais adequado mesmo, contudo, é manter suas chaves de criptomoedas em um local seguro e só realizar transações em plataformas confiáveis. É necessário também ficar alerta para golpes de phishing, especialmente no que diz respeito a mensagens suspeitas recebidas por email.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.