De acordo com um artigo da Bloomberg, a Apple teria cancelado e retomado múltiplas vezes o projeto do HomePod, seu alto-falante inteligente equipado com a Siri. O desenvolvimento do aparelho teria começado há cerca de cinco anos como um projeto paralelo de um grupo de engenheiros com o foco em qualidade de som, possivelmente melhor do que o oferecido por marcas como JBL, Bose, Harman Kardon e outras.

O objetivo inicial do projeto seria construir um alto-falante dedicado audiófilos. Dois anos depois do início do projeto, ele foi oficialmente adotado pela divisão de acessórios da Apple e, nesse período, teve vários problemas, sendo o principal o Amazon Echo.

Os engenheiros acusavam uns aos outros em tom de brincadeira de terem vazado os segredos do HomePod para a Amazon

“Os engenheiros de áudio da Apple vinham trabalhando no HomePod por dois anos quando, em 2014, eles foram cegados pelo Amazon Echo […] Os engenheiros acusavam uns aos outros em tom de brincadeira de terem vazado os segredos do HomePod para a Amazon e, depois, compraram alguns Echo para desmontar e ver como foram construídos”, diz a reportagem da Bloomberg.

De acordo com o artigo, os criadores do HomePod chegaram à conclusão de que a qualidade de som do seu produto era superior ao da Amazon, mas decidiram limitar as atividades da Siri em relação ao que a Alexa conseguia fazer no Echo.

Limitações

“A Amazon oferece milhares de ‘habilidades’ que permitem ao usuário fazerem uma série de coisas, incluindo comprar coisas na Amazon. O Google Home, que foi lançado no início do ano, tem capacidades similares. O HomePod será limitado essencialmente a tocar músicas do Apple Music, controlar aparelhos domésticos compatíveis com o HomeKit da Apple e mandar mensagens através de um iPhone”, completa o texto.

A Apple ainda limitou o tipo de aplicativo que poderá acessar o HomePod a música, anotações, lembretes e mensagens, impedindo que o acessório tenha possibilidades de uso extras além de controle de itens domésticos conectados. Os desenvolvedores também não podem criar softwares dedicados ao HomePod. Eles precisam atualizar seus apps para iOS com possibilidades de uso para o HomePod, o que pode acabar limitando almas funções mais simplistas.

Cupons de desconto TecMundo: