Intel contrata líder da divisão de GPUs da AMD, Raja Koduri

1 min de leitura
Imagem de: Intel contrata líder da divisão de GPUs da AMD, Raja Koduri
Imagem: wccftech

Intel vem liderando o segmento de processadores para computadores pessoais por décadas, mas a companhia nunca conseguiu produzir uma GPU dedicada capaz de competir com os produtos da concorrência, especialmente AMDNVIDIA. Agora, parece que essa história está prestes a mudar, uma vez que a Intel contratou o líder da divisão de GPUs da AMD, Raja Koduri.

Koduri será o chefe da divisão de GPUs da Intel e está montando um time para fazer a fabricante entrar de fato no jogo. O executivo tem mais de 25 anos de experiência na área, e chegou à AMD depois que a empresa adquiriu a ATI há cerca de dez anos. Entre 2009 e 2013, Koduri esteve na Apple ajudando a Maçã a fazer a transição de seus computadores para o padrão “Retina Display”. Depois disso, Koduri voltou para a AMD e estava na companhia até a Intel convidá-lo a liderar seu time de chips gráficos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Produzir um padrão de GPUs que seja tão poderoso quanto o de suas concorrentes NVIDIA e AMD

De acordo com o próprio Koduri, esse novo desafio profissional será uma “oportunidade para impulsionar uma visão de arquitetura no portfólio de PI mundialmente reconhecido para ajudar a acelerar a revolução dos dados”. Em outras palavras, o que Koduri fará na Intel é organizar os vários esforços da empresa no segmento de chips gráficos para, com isso, conseguir produzir um padrão de GPUs que seja tão poderoso quanto o de suas concorrentes NVIDIA e AMD.

Não temos ideia de quanto tempo vai levar para a Intel produzir algum chip gráfico capaz de bater de frente com as últimas gerações dos Radeon ou GeForce. Contudo, nosso palpite é que a empresa deve focar inicialmente nas GPUs para notebooks.

Isso porque, nesta semana, a Intel lançou um módulo desenvolvido para computadores portáteis que conecta CPU, GPU e memória VRAM através de uma ponte super-rápida. O detalhe é que a GPU desse pacote é feita pela AMD, uma parceria histórica entre as rivais. Por conta disso, podemos imaginar que a Intel planeje substituir os chips da AMD nesse seu novo módulo em algum momento no futuro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.