Intel contrata líder da divisão de GPUs da AMD, Raja Koduri

1 min de leitura
Imagem de: Intel contrata líder da divisão de GPUs da AMD, Raja Koduri
Fonte: wccftech
Avatar do autor

Intel vem liderando o segmento de processadores para computadores pessoais por décadas, mas a companhia nunca conseguiu produzir uma GPU dedicada capaz de competir com os produtos da concorrência, especialmente AMDNVIDIA. Agora, parece que essa história está prestes a mudar, uma vez que a Intel contratou o líder da divisão de GPUs da AMD, Raja Koduri.

Koduri será o chefe da divisão de GPUs da Intel e está montando um time para fazer a fabricante entrar de fato no jogo. O executivo tem mais de 25 anos de experiência na área, e chegou à AMD depois que a empresa adquiriu a ATI há cerca de dez anos. Entre 2009 e 2013, Koduri esteve na Apple ajudando a Maçã a fazer a transição de seus computadores para o padrão “Retina Display”. Depois disso, Koduri voltou para a AMD e estava na companhia até a Intel convidá-lo a liderar seu time de chips gráficos.

Produzir um padrão de GPUs que seja tão poderoso quanto o de suas concorrentes NVIDIA e AMD

De acordo com o próprio Koduri, esse novo desafio profissional será uma “oportunidade para impulsionar uma visão de arquitetura no portfólio de PI mundialmente reconhecido para ajudar a acelerar a revolução dos dados”. Em outras palavras, o que Koduri fará na Intel é organizar os vários esforços da empresa no segmento de chips gráficos para, com isso, conseguir produzir um padrão de GPUs que seja tão poderoso quanto o de suas concorrentes NVIDIA e AMD.

Não temos ideia de quanto tempo vai levar para a Intel produzir algum chip gráfico capaz de bater de frente com as últimas gerações dos Radeon ou GeForce. Contudo, nosso palpite é que a empresa deve focar inicialmente nas GPUs para notebooks.

Isso porque, nesta semana, a Intel lançou um módulo desenvolvido para computadores portáteis que conecta CPU, GPU e memória VRAM através de uma ponte super-rápida. O detalhe é que a GPU desse pacote é feita pela AMD, uma parceria histórica entre as rivais. Por conta disso, podemos imaginar que a Intel planeje substituir os chips da AMD nesse seu novo módulo em algum momento no futuro.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Intel contrata líder da divisão de GPUs da AMD, Raja Koduri