No mundo dos games, o grande embate há até pouco tempo era entre as linhas do PlayStation, da Sony, e as do Xbox, da Microsoft. Mas aí, de repente, a Nintendo deu um revival e entrou na disputa vibrando pelo K.O. Em outras palavras: a Nintendo está assumindo o controle. Seus lucros estão quase dobrando a projeção para o período, tudo graças ao lançamento do Switch.

Como se estivesse blindado com a estrelinha do Mario, o novo console teve uma estreia imbatível, com 2,9 milhões de unidades vendidas no trimestre. Ao longo de um ano, foram 7,63 milhões. Como medida de comparação, o precursor do Switch, o Wii U, vendeu apenas 13,5 milhões em cinco anos - o que significa que, em 2018, o Wii U vai ser player 2 mesmo.
 

Uma projeção for the win

Foi ontem que a empresa anunciou o que espera do ano fiscal, que acaba em março. Conhecida por ser bastante conservadora em suas projeções, a Nintendo subiu a expectativa de lucros líquidos para 120 bilhões de iens (ou mais de US$ 1 fucking bilhão), ante 65 bilhões de iens previstos três meses antes. Apesar do boost, o novo valor ainda está abaixo do que 22 analistas entrevistados da Reuters esperam, algo em torno dos 133,6 bilhões de iens (US$ 1,16 bilhão). Fale sobre otimismo.
 

The cake is a lie?

Há alguns obstáculos pelo caminho da Nintendo. O primeiro: para cumprir as metas agressivas, terá de conseguir suprir os estoques do Switch, que estão sempre em baixa nas lojas. Tatsumi Kimishima, o chefão da p#rra toda, disse que esse problema já foi resolvido, com uma alta na produção do console.

Depois, vêm os rivais da concorrência. O Switch vive um momento herói do jogo, com vendas ultrapassando lindamente as do PlayStation 4, da Sony, em 130% na terra dos games chamada Japão. Mas ainda tem muito chefão para encarar pela frente: no dia sete do próximo mês, a Microsoft lança o super potente, de alta resolução Xbox One X. Para quotar o presidente Tatsumi Kimishima: "the true power of the Switch would be tested during the upcoming holiday season." E aí é game on, mermo, não pode dar uma de camper. Vai ter de apertar o play, Nintendo.

--

Curtiu o texto? Saiba que isso é só um gostinho do que é publicado diariamente na newsletter do The BRIEF, que traz as principais notícias do mercado de tecnologia pra você, todas as manhãs. É serious, é business, mas com um jeitão bem descontraído (#mozão). Para assinar, é só clicar ali -> aqui.

Cupons de desconto TecMundo: