Tesla demite centenas de funcionários, mas diz que está ‘tudo bem’

1 min de leitura
Imagem de: Tesla demite centenas de funcionários, mas diz que está ‘tudo bem’
Imagem: Green Car Reports

Não é segredo para ninguém que trabalhar nas gigantes do ramo de tecnologia é estar pronto para enfrentar um ambiente que, sim, é disruptivo, mas também se mostra extremamente exigente e competitivo. Geralmente, uma série de metas agressivas e avaliações bastante aprofundadas decidem que fica e quem pula fora do barco. Parece que esse sistema acaba de resultar e mais uma leva de demissões entre as fileiras da Tesla.

De acordo com o San Jose Mercury News, a montadora acaba de demitir centenas de funcionários. Sim, o número ainda não é exato, mas estima-se que deve estar entre 400 e 700 cabeças – um montante significativo mesmo para os 33 mil profissionais da casa. Em uma mensagem enviada ao site Ars Technica, um representante da companhia revelou o motivo dos cortes: a análise anual de desempenho de cada indivíduo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo o porta-voz, esse tipo de avaliação funciona muito bem dentro da empresa e premia os funcionários que se destacam nas suas funções. Ao mesmo tempo, o sistema também “resulta ocasionalmente na partida de alguns funcionários”. Apesar disso, ele ressaltou que a “Tesla continua a crescer e contratar ao redor do mundo”. Informações obtidas pelo Mercury News indicam que a maior parte dos demitidos trabalhavam em departamentos administrativos ou de vendas.

A medida pode sim afetar a moral dos funcionários

Mesmo que as baixas não mexam diretamente na linha de produção, alguns profissionais que continuam trabalhando na empresa disseram ao jornal que a medida afeta sim a moral dos funcionários – contrariando a fala mais otimista da direção da Tesla. Se isso se comprovar, a montadora pode estar em maus lençóis. Isso porque a companhia já está sofrendo para tentar chegar ao número de Model 3 que precisam ser produzidos até o final deste ano. Um novo engasgo no chão de fábrica pode atrasar ainda mais esse quadro.

Não é moleza

Vale notar que, apesar de o executivo ser considerado o Tony Stark da vida real por conta de sua genialidade e projetos ousados, é sabido que Elon Musk pode ser uma pessoa bem difícil de se trabalhar. O chefão da Tesla e da SpaceX dorme pouco, trabalha muito e espera que seus comandados sigam o seu exemplo. E você aguentaria essa pressão para fazer parte dos planos do sul-africano?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.