Mercado de PCs cai 3,6% globalmente; HP consolida liderança

1 min de leitura
Imagem de: Mercado de PCs cai 3,6% globalmente; HP consolida liderança

De acordo com o mais novo relatório de mercado da Gartner, o setor de computadores pessoais registrou um encolhimento de 3,6% no terceiro trimestre de 2017. Este é, portanto, o 12º trimestre seguido de queda nas vendas para o segmento. Contudo, uma fabricante não parece estar sofrendo com esses resultados.  A HP se tornou líder global na venda de PCs no trimestre anterior e, agora, consolidou sua posição acima da Lenovo.

A HP agora tem 21,8% de participação de mercado segundo a Gartner, contra 21,4% da Lenovo. A diferença entre as duas é pouca, mas a HP vem de uma boa sequência de trimestres com crescimento positivo e deve continuar assim. Nesse último ela vendeu 4,4% a mais que no anterior. A Lenovo, por sua vez, caiu 1,5%.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

gráfico gartner

A terceira colocada, a Dell, se manteve praticamente estável, com uma queda de 0,4%, mas as outras três grandes marcas da lista tiveram baques bem pesados. A Asus perdeu 9% do seu mercado, enquanto aApple caiu 5,6% e a Acer despencou 11,4%.

Diferente da Gartner, o IDC estima que o mercado de PCs encolheu globalmente apenas 0,5% e não 3,6%. A estimativa da consultoria adversária é de que 67,2 milhões de computadores pessoais tenham sido vendidos para o consumidor final e para clientes corporativos pelo mundo. O IDC também registrou crescimento da HP e coloca a marca no topo da lista, mas afirma que Lenovo, Dell e Apple não cresceram nem perderam mercado no terceiro trimestre de 2017. Confira a estimativa do IDC.

gráfico idc

Ambas as consultorias concordam que o resultado desse trimestre no mercado de PCs foi ruim por conta da escassez de componentes eletrônicos, especialmente memórias DRAM. Com isso, os preços desses dispositivos sobem, e as fabricantes repassam diretamente para o consumidor final, o qual deixa de comprar por conta dos valores mais altos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.