Correios anuncia encerramento do Banco Postal em mais de 1,8 mil agências

1 min de leitura
Imagem de: Correios anuncia encerramento do Banco Postal em mais de 1,8 mil agências
Imagem: telesintese

Os Correios anunciaram hoje (29) por meio de uma nota à imprensa que será encerrada a operação do Banco Postal em 1.827 agências da empresa em 12 estados brasileiros. A estatal explicou que novos custos para manutenção de segurança toraram a operação inviável nas localidades afetadas.

Esse aumento nos custos, segundo os Correios, é majoritariamente fruto de novas decisões judiciais que obrigaram as agências da empresa que funcionam com o serviço do Banco Postal a ter vigilantes armados durante todo o expediente e também a instalar portas giratórias para detecção de metais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com isso, serviços como pagamento de contas, saques para clientes do Banco do Brasil e para beneficiários de programas sociais e da Previdência serão suspensos. As agências dos Correios afetadas, entretanto, não serão fechadas. "Cabe esclarecer que os demais serviços dos Correios continuarão disponíveis nessas unidades", esclareceu a companhia em nota.

Dinheiro envolvido

O jornal Valor Econômico estima que o custo adicional de segurança nas 1.827 localidades afetadas seria algo em torno de R$ 8 milhões por mês. Contudo, não há nenhuma confirmação oficial das partes envolvidas.

Banco Postal é um serviço oferecido em agências dos Correios por todo o país, o que torna esses estabelecimentos correspondentes do Banco do Brasil

O Banco Postal é um serviço oferecido em agências dos Correios por todo o país, o que torna esses estabelecimentos correspondentes do Banco do Brasil, oferecendo alguns serviços básicos, como os mencionados anteriormente. Em algumas cidades mais isoladas, o Banco Postal é a única opção para a população conseguir atendimento do tipo.

De acordo com os Correios, a estatal teria tentado transferir os custos extras do Banco Postal para o Banco do Brasil, mas isso não foi possível perante o contrato entre as duas empresas. Atualmente, são mais de 6,5 mil agências dos Correios com Banco Postal, e a maioria das representações encerradas está no Paraná e na Bahia.

Correios e Banco do Brasil afirmam estar em negociação para resolver a situação. Confira a quantidade de agências afetadas por estado:

  • BA: 440 unidades
  • PR: 412 unidades
  • GO: 259 unidades
  • CE: 205 unidades
  • RN: 183 unidades
  • PI: 178 unidades
  • AL: 71 unidades
  • MT: 26 unidades
  • PE: 23 unidades
  • RR: 15 unidades
  • SP: 14 unidades
  • RS: 1 unidade
smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.