Atualização do Uber permite que localização do usuário nunca seja rastreada

1 min de leitura
Imagem de: Atualização do Uber permite que localização do usuário nunca seja rastreada
Imagem: Associated Press/Seth Wenig

Dizer que a Uber está envolvida em polêmicas não é mais uma novidade. Uma das que mais chamou a atenção no final do ano passado foi uma atualização que, ao ser aplicada, passava a monitorar a localização dos usuários mesmo quando eles não estavam mais em uma corrida.

Apesar de criticada, a empresa alegou que o recurso tinha a função de garantir viagens mais seguras para os seus clientes, além de ter afirmado que revisaria a questão e manteria o rastreamento ativo por somente durante cinco minutos ao final de uma viagem. Agora, uma atualização permite que o usuário acesse as configurações do app e desative a função — inclusive durante uma viagem.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A novidade disponível nas definições do aplicativo incluem três opções de monitoramento da localização do cliente: enquanto estiver usando o app, sempre ou nunca. Essa função chega agora de forma bastante oportuna: o iOS 11, nova versão do sistema da Apple, obriga que o desenvolvedor deixe sempre para o usuário a escolha final sobre ter a sua localização monitorada de forma contínua ou não por um aplicativo.

Quando um serviço solicita esse tipo de rastreamento, o sistema avisa o usuário, que pode restringir o acesso da aplicação à sua localização. Apesar de essa função ser exclusiva do iOS 11, usuários das demais versões do iOS suportadas pelo app do Uber também vão se beneficiar da atualização do serviço de caronas pagas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.