O que você estava fazendo em 4 de setembro de 1998? Talvez muitos não se lembrem, mas para Larry Page e Sergey Brin esse é um dia especial – afinal, foi nesta data que eles preencheram toda a papelada necessária para criar a Google Inc., quando ainda eram estudantes da Universidade de Stanford.

Claro que, como qualquer outra empresa de tecnologia em seus dias iniciais, a Google talvez não tivesse planos de se tornar o que é hoje, pois contava apenas com o seu sistema de buscas criado com o auxílio dos US$ 100 mil que foram repassados pelo cofundador da Sun Microsystem.

Entretanto, não demorou muito para que a empresa crescesse. No início de 2000, o sistema de busca já estava disponível em dez outros idiomas além do inglês (francês, alemão, italiano, sueco, finlandês, espanhol, português, holandês, norueguês e dinamarquês) e, em junho deste mesmo ano, ele contava com um bilhão de URLs indexadas, o que não era nada mal para uma empresa criada há pouco tempo.

No início de 2000, o sistema de busca já estava disponível em dez outros idiomas além do inglês

Crescimento constante

Evidentemente, a empresa não poderia se manter apenas com o sistema de buscas para continuar viva no mercado e acabou lançando muitos outros serviços de sucesso e que acabaram caindo no gosto do público. Afinal, quem não se lembra do Orkut (saudades Orkut!)? Quem nunca teve uma conta no Gmail? Esses são apenas alguns produtos que se popularizaram não apenas entre os brasileiros, mas também entre diversas outras pessoas ao redor do globo.

Também devemos lembrar que a Google mantém o YouTube sob as suas asas (aliás, o site de vídeos foi adquirido por US$ 1,65 bilhão em 2006), além de ser a responsável pelo Mapas, pelo Earth, pelo Android e muitos outros produtos que já se tornaram referência para os amantes de tecnologia. Sendo assim, só nos resta dar parabéns pelos 19 anos da empresa e torcer para que no futuro ela nos traga muitas outras novidades.

E você, tem um produto favorito da Gigante das Buscas ou alguma lembrança envolvendo algo criado por ela? Deixe a sua mensagem no espaço destinado aos comentários.

Cupons de desconto TecMundo: