Há algum tempo, a Gigante das Buscas anunciou a criação do Google Play Protect, um programa nativo do Android que funciona como um antivírus. Como estamos falando de algo um pouco recente, talvez o logo dele ainda não seja tão conhecido por todos, mas passará a aparecer nas caixas de smartphones e tablets graças a uma nova iniciativa da Google.

A partir de agora, a Gigante das Buscas vai passar a marcar aparelhos que integram a lista de “Android Certificados” com o logo do Play Protect em seus pacotes, dando ao usuário a certeza de que está comprando um dispositivo que conte com a certificação da Google.

Entretanto, vale mencionar que isso não vai adicionar nenhum outro tipo de adicional aos aparelhos. O processo de verificação da Google para conceder a certificação ainda permanece o mesmo, e esse logo vem apenas como um diferencial visual para facilitar na hora de identificar esses dispositivos.

“[A] Google fornece certificações para aparelhos Android para garantir que os usuários vão ter acesso a experiências seguras e estáveis. Trabalhamos com fabricantes de todo o mundo para realizar centenas de testes de compatibilidade para garantir que esses aparelhos aderem aos modelos de permissões e seguranças do Android. Esses testes também verificam se os aplicativos pré-instalados nos dispositivos são autênticos, e que esses softwares da Play Store funcionam como deveriam”, escreveu a Google em uma mensagem que está em seu blog.