Um público que se divide entre fãs da cultura geek e aspirantes ao mundo dos negócios e um evento que reúne elementos pop de convenções nerd com propostas corporativas, com direito aos grandes destaques do marketing digital mundial. Assim foi o Fire 2017, organizado pela empresa de produtos digitais Hotmart, que levou mais de 1,6 mil pessoas ao Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

Formato do evento reúne diferentes tipos de público, com proposta de entretenimento, cultura e negócios

Entre os convidados de peso estavam Jonah Berger, professor expert em viralização de conteúdo e autor de dois bestsellers; Fernanda Cerávolo, diretora do YouTube Brasil; David Vélez, CEO e idealizador do hypado Nubank; o biomédico gerontologista Aubrey de Brey, entre outros.

As irmãs fofas Lily e Chloe, conhecidas pelos memes que protagonizam em redes sociais

Não faltaram também profissionais de destaque nacional, a exemplo dos cofundadores da Hotmart e da Rock Content, João Pedro Resende e Vitor Peçanha, respectivamente, e celebridades pop, como os youtubers Pyong Lee e Lu Ferreira. Já na abertura, todo mundo se divertiu com a presença de duas figuras pra lá de conhecidas nas redes sociais: as irmãs Chloe e Lily, famosas pelos memes que protagonizam, em especial o “side eyeing Chloe”.

Hotmart Academy rouba as atenções

O palco principal teve apresentações curtas, de 40 minutos, e tinham uma pegada mais pop, de presença dos convidados. O formato lembrou o de conferências TED Talks, mas com sem a mesma densidade — a ideia era apresentar o conteúdo de forma mais simples. Assim, muitos dos headliners não trouxeram grandes novidades além do que muita gente pode conferir em seus livros. O destaque ficou mesmo para o palco Hotmart Academy.

Palco intimista lotou em todas as sessões e trouxe verdadeiras aulas de empreendedorismo digital

“A grande mudança deste ano foi a inclusão de mais um palco, o Hotmart Academy. São palestras extremamente técnicas, para aplicação imediata nos negócios. É um lugar menor, mas não menos importante, tanto é que estamos tendo fila”, comentou o gerente de marketing Gabriel Temponi. “É uma academia em que a gente ensina o marketing digital e sobre técnicas de vendas online, nasceu no Fire do ano passado. Desde então, a gente tem mais de 170 mil alunos online e mais de 45 mil certificados e fazer um palco em nosso evento virou uma necessidade latente.”

Palco intimista do Hotmart Academy contou com sessões lotadas de 200 pessoas nos dois dias, inclusive nos horários extras

Convidados como Diego Carmona, CVO e cofundador da Leadlovers; Jonathan Taioba, especialista em copywriting e funil de vendas; entre outros, falaram de forma didática sobre uma grande variedade de temas: desde otimização de vídeos, passando por tráfego e conversão de dados, entre outras coisas.

O que chamou a atenção foi a atmosfera de aula mesmo, as pessoas anotavam tudo e o material foi apresentado com um viés prático. Todas as sessões tinham os 200 assentos lotados e horários extras foram abertos para receber todos que ficaram na fila. É bem possível que essa seção do Fire seja uma das grande atrações em suas próximas edições.

Fire 2018

Depois de dois dias intensos de palestras e conversas, das 8h às 22h, o evento fechou com um balanço positivo. “Esse ano, de novo, todos os Estados do Brasil estiveram presentes. Tivemos também gente da Espanha, Colômbia, Marrocos, Canadá, Estados Unidos e México, com tradução simultânea em espanhol e inglês”, comemora o gerente de marketing Gabriel Temponi.

Próxima edição deve ter um formato maior, como pegada de festival

Nessa edição, as tribos continuaram se misturando, sem que o lado “business” se sobrepusesse aos aspectos pop do evento. “Definitivamente não é uma convenção e também não é uma feira. É um evento que mistura cultura e entretenimento. Tem cara falando sobre o futuro e de ciência da saúde, ao mesmo tempo em que uma cara craque em viralização de conteúdo. Nossa intenção é misturar os conhecimentos. Você tem um cara falando de técnicas avançadas de marketing e performance do lado de outra falando de diversidade.”

Palco principal do Palácio das Artes recebeu os principais nomes do marketing digital da atualidade, tanto nacionais quanto internacionais

E para o próximo ano? A ideia é se tornar um grande festival de marketing e cultura pop. “O spoiler que posso falar é que o Fire vai virar um festival. Vamos transcender o Palácio das Artes e seguir para outras partes de Belo Horizonte. A coisa vai ficar muito grande e queremos misturar ainda mais cultura e entretenimento”, complementa Temponi.

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Confira amanhã nossas entrevistas especiais com Jonah Berger, especialistas em viralização de conteúdo, Aubrey de Grey, biomédico e gerontologista, David Vélez, CEO e fundador do Nubank e Fernanda Cerávolo, diretora do YouTube Brasil.

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