Além de conferirmos algumas das novidades trazidas para o local, nossa visita ao SAP Labs na última semana acabou revelando como a empresa vê a inovação dentro de seu mercado e como isso é incentivado pela companhia junto a seus colaboradores, parceiros e clientes.

O porta-voz da discussão foi Dennison John, atual presidente da SAP Labs Latin America. Para ele, a inovação muda a forma como a SAP e seus aliados estão entrando no mundo digital e é um resultado natural da conexão intensa entre os diferentes SAP Labs espalhados pelo mundo – 19 ao todo.

Dennison John

Como o laboratório de pesquisa sediado em São Leopoldo (RS) é o centro desse tipo de inovação na América Latina, ele acaba direcionando todos os esforços e avanços nesse sentido na região. Sendo assim, desde sua inauguração em 2009, o centro foi ampliado, recebeu novos recursos e contou com apoio significativo da empresa para que ele prosperasse em um meio tão competitivo.

Investindo para crescer

John lembra, por exemplo, que, apenas em 2016 houve a inauguração de seis novas áreas no Labs gaúcho. “Houve um aumento de 33% de contratações no período, mesmo com o país em recessão. Com o SAP Leonardo, a perspectiva é de um crescimento ainda maior: 90% até 2020”, prevê o executivo.

Como isso foi possível? Alocando uma equipe especializada em Big Data no SAP Labs de São Leopoldo, com os profissionais trabalhando com todo tipo de assunto em torno desse tema – de SAP on HANA e Vora a Internet das Coisas e Machine Learning. “São Leopoldo incorpora o espírito empreendedor do Brasil e prova mais de uma vez que tem toda a expertise necessária para sediar um laboratório de inovação como esses”, analisa o indiano.

Alguns dos números do SAP Labs brasileiro

Essa alma inovadora parece estar dando resultados, já que, nos últimos tempos, a SAP tem abocanhado alguns prêmios dentro e fora do setor. A conquista de selos como Melhor companhia de TI do Brasil e melhor empresa para se começar uma carreira mostra que a marca pode estar se tornando uma opção bem interessante para um público cada vez mais numeroso no mercado de trabalho: os millennials.

Integração total

Para manter esse ambiente sempre aquecido e atualizado, o SAP Labs nacional trabalha em diversos frontes. Uma dessas empreitadas, a Innoweek, incentiva clientes a trazerem alguns de seus cases, projetos e desafios e abrem esse conteúdo para que ele seja solucionado por profissionais da casa com as mais diferentes especializações – rendendo produtos que podem ou não ser levados adiante pelas marcas.

Uma mentalidade de startup dentro da SAP

Claro que a iniciativa vai além disso. “Como podemos contribuir para a transformação do país? Dando o suporte a startups nacionais”, explica John, notando que há um hábito natural dos Labs em promover uma mentalidade de startup até mesmo dentro da SAP – oferecendo uma flexibilidade maior de ação do que no restante da empresa. A encubação e o desenvolvimento de ideias que resolvam problemas da sociedade também faz parte do pacote, contando tanto com funcionários quanto universitários da região.

Cupons de desconto TecMundo: