Depois de entender que fazer um carro custa muito caro, a Apple está focada no desenvolvimento de uma tecnologia de direção autônoma – mas não só isso: um sistema autônomo com mais aplicações. A reafirmação veio através de uma declaração feita por Tim Cook, CEO da empresa, que falou um pouco mais do progresso da empresa acerca disso.

“Estamos bastante focados em sistemas autônomos. Temos um grande projeto acontecendo e estamos fazendo um grande investimento nisso. Do nosso ponto de vista, a autonomia é como a mãe de todos os projetos de Inteligência Artificial”, disse o executivo.

Apesar de entender que direção autônoma é uma ferramenta muito importante, Cook entende que a aplicação pode ser ainda mais aprofundada em outras áreas. “Sistemas autônomos podem ser usados de várias formas. O veículo é apenas uma, mas existem muitas áreas diferentes para isso, mas eu não vou [falar] muito além disso”, explicou, dando uma ideia de que a Apple já tem planos maiores do que apenas os voltados para os carros.

A questão aqui é em quais áreas a Maçã poderia utilizar esse sistema – seja internamente, no processo de manufatura de seus aparelhos, ou externamente, como alguma funcionalidade no iOS. Essa é uma resposta que só surgirá quando o resultado do “grande projeto” aparecer.