Google lança 'SOS Alerts' para informar pessoas em áreas de desastres

1 min de leitura
Imagem de: Google lança 'SOS Alerts' para informar pessoas em áreas de desastres
Imagem: slashgear

A Google apresentou hoje uma nova ferramenta chamada “SOS Alerts”, um recurso que será embutido no seu sistema de busca e também no Google Maps. A novidade foi pensada para funcionar especialmente em smartphones, mas também deve ser implementada nas versões desktop dessas aplicações, porém com menos funcionalidades.

Esses Alertas SOS foram desenvolvidos essencialmente para informar pessoas sobre desastres ou crises que estejam acontecendo em regiões próximas de onde elas estão. Se acontece uma enchente em um bairro próximo ao seu, por exemplo, o SOS Alerts poderia lhe enviar uma notificação da Defesa Civil com detalhes sobre o que está acontecendo, além de telefones e sites para conferir mais informações. Quando for o caso, autoridades poderiam dar instruções sobre como proceder em uma evacuação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Contudo, por enquanto a Google está focada em questões mais graves e que possam afetar um grande número de pessoas, como grandes incêndios, terremotos, desabamentos e coisas do tipo. Claro que alertas de perigo menos urgentes serão emitidos eventualmente, mas a ferramenta acabou de começar a funcionar.

Essa ação por parte da Google se juntou a vários outros esforços do tipo que a empresa tem feito ao longo dos anos. Há uma aplicação para encontrar pessoas, um mapa de crises e uma função de alertas públicos.

Falando em alertas, quem estiver usando o Google Maps poderá conferir um ícone de alerta na localidade da ocorrência bem como informações sobre desvios de trânsito decorrentes da situação. Ao clicar no tal ícone, será possível ver os mesmos detalhes mostrados pela notificação, bem como notícias a respeito e indicações para fazer doações aos necessitados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.