Google é acusada de pagar professores para assinar artigos tendenciosos

1 min de leitura
Imagem de: Google é acusada de pagar professores para assinar artigos tendenciosos

Uma denúncia feita pelo site do jornal The Wall Street Journal na última terça-feira (11) revelou que a Google pagou de US$ 5 mil a US$ 400 mil dólares para que professores escrevessem relatórios e artigos, e alguns destes foram usados pela empresa para influenciar funcionários do governo norte-americano.

A descoberta foi feita após a publicação dos resultados de um relatório da Campaign for Accountabilit, e também há a menção de que a empresa recrutou estrategicamente professores que tivessem um posicionamento político semelhante ao da Gigante das Buscas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O recrutamento estratégico da Google de professores com ideias semelhantes é um dos programas mais sofisticados da indústria da tecnologia

“O recrutamento estratégico da Google de professores com ideias semelhantes é um dos programas mais sofisticados da indústria da tecnologia e inclui o financiamento de conferências e pesquisas por grupos comerciais, grupos de reflexão e empresas de consultoria, de acordo com documentos e entrevistas com acadêmicos e lobistas”, revela o texto das acusações.

Será que essas pesquisas podem trazer algum tipo de problema para a Gigante das Buscas?

Com a palavra, a Google

Em um texto publicado em seu blog oficial, a empresa responsável pelo navegador ressaltou que a Campaign for Accountability é tendenciosa, além de realizar diversas ações “anti-Google” e sempre se recusar a mencionar quem são os seus fundadores.

“A ironia de discutir transparência e divulgação com a ‘Campaing for Accountability’ é o fato de que esse grupo constantemente se recusa a dizer quem são os seus fundadores. E esses financiadores também não se revelam. O único que todos conhecem é o Oracle, que está realizando uma campanha contra nós. Em seu próprio nome e utilizando proxies, o Oracle divulgou centenas de artigos, pesquisas, simpósios e relatórios. E ele não está sozinho – você pode encontrar atividades similares de companhias e empresas fundadas por nossos competidores, [...] com diversos trabalhos nos atacando diretamente”, escreveu a empresa.

O único que todos conhecem é o Oracle, que está realizando uma campanha contra nós

Ainda no que diz respeito a esse assunto, a Gigante das Buscas confirmou que realmente financia pesquisas, algo que outras companhias também costumam fazer.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.