Windows Aero é a interface gráfica de usuário (que no caso do Windows Vista costuma ser a interface que vem por padrão instalada), lançada pela Microsoft em Novembro de 2006. O nome “aero” é um acrônimo recursivo, do inglês “Authentic, Energetic, Reflective e Open”, com o qual eles queria demonstrar por meio de palavras que esta seria mais poderosa, eficiente e visualmente agradável do que a usada anteriormente (chamada Luna).

Neste pacote estão inclusas as transparências das janelas (“Aero Glass”), assistente para a impressão de imagens, para que elas possam ser representadas idênticas ao resultado final (“Live Thumbnails”) e a visualização em tempo real de várias janelas ao mesmo tempo na área de trabalho (“Flip 3D”).

Porém, caso você ache este efeito desagradável ou deseje voltar aos menus antigos do Windows é simples, para desativar o efeito “Glass” do aero no Windos Vista, existem duas formas, basta seguir um dos passos abaixo.

Abrindo o menu de configurações

Primeiramente, clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e selecione “Personalizar”. Então, entre na guia “Cor e Aparência da Janela” e serão exibidas as opções de configuração para estes efeitos. Você pode apenas diminuir a transparência aumentando o valor na barra de controle “Intensidade da Cor” (pois a cor ficará menos translúcida) ou desativar completamente esta por meio de desmarcar a caixa “Habilitar Transparência”.

Efeito Glass

A outra maneira, é voltando ao menu clássico do Windows, porém, escolhendo esta opção, não só as janelas porém todos os seus menus ficarão no estilo do “Windows 98”. Para isto, com o botão direito do mouse na área de trabalho e selecione “Personalizar”. Então, entre na opção “Barra de Tarefas e Menu Iniciar” e na guia “Menu Iniciar”. Feito isto, marque a caixa “Menu Iniciar Clássico” e clique em “Ok”.

...ou retorne ao antigo menu clássico do Windows.

Cupons de desconto TecMundo: