O que é a tecnologia Dual Channel?

4 min de leitura
Imagem de: O que é a tecnologia Dual Channel?

Antes de chegar no termo Dual Channel, talvez seja importante que você saiba um pouco sobre memórias em geral. Já faz muito tempo que as memórias vêm evoluindo junto aos computadores, sendo que atualmente não basta possuir uma grande quantidade de memória, mas, também, é fundamental que este componente seja muito veloz. Ao longo do tempo, as memórias foram mudando de padrão, tanto fisicamente quanto virtualmente. Hoje, a memória que a maioria dos computadores utiliza é a DDR2 (caso você ainda não conheça o que é memória DDR, leia nosso artigo que explica o termo).

A memória é, sem dúvida, um dos componentes que tem maior influência no desempenho geral do computador. Ela é responsável por armazenar os dados temporariamente enquanto o processador calcula e realiza as tarefas ordenadas pelo usuário. O grande problema das memórias consiste na baixa velocidade em que elas trabalham, fator que limita muito o processador, que deve esperar pacientemente pela transferência de dados.

Na maioria das vezes, as memórias apenas tinham sua frequência (clock) e algumas temporizações alteradas, contudo, nem sempre isso influenciava muito no desempenho. Pensando nisso, o mercado de hardware teve que encontrar outra solução: colocar as memórias para trabalhar em conjunto.

A velocidade aumenta quando utilizamos memórias aos pares

Ao perceber que os computadores estavam ficando um pouco lento e que somente aumentar a frequência não seria suficiente, a solução foi alterar o controlador de memória das placas-mãe, ou até mesmo, dos processadores. As memórias precisam trabalhar em “duplas” para poder utilizar a tecnologia Dual Channel (duplo canal), ou seja, é necessário instalar dois pentes de memória na placa-mãe.

Um conceito bem técnico

Dual Channel é o recurso que permite ao chipset ou ao processador efetuar uma comunicação com dois canais de memória simultaneamente. As memórias trabalham simultaneamente e fornecem o dobro da largura de dados do barramento. O comum das memórias DDR é trabalhar com a incrível quantidade de 64 bits, mas com o recurso Dual Channel, este valor “dobra” e fica em 128 bits.

O que preciso para habilitar a tecnologia Dual Channel?

Dual Channel sempre funciona aos paresComo já citado, a tecnologia de duplo canal só funciona quando se utiliza memórias aos pares. Portanto, você precisará comprar dois pentes de memória, ou quatro. Vale frisar que para ativar o recurso é necessário memórias com frequências, tamanho e temporizações idênticas, de preferência até da mesma marca (assim você evita muitos problemas). Ou seja, para habilitar 4 GB de memória em Dual Channel, você deverá comprar dois pentes de 2 GB ou então, quatro pentes de 1 GB.

Além das memórias, é preciso atentar para o modelo da sua placa-mãe. O chipset (nas placas-mãe para processadores Intel) é o responsável por trabalhar com a tecnologia Dual Channel, e caso ele não suporte este recurso, nem adianta você investir em vários pentes de memória. Usuários que utilizavam processadores Intel, devem consultar o manual da placa-mãe para saber se o chipset suporta o Dual Channel. Já quem possui um processador AMD, pode se despreocupar, porque os processadores com soquete 939, 940, AM2 e AM2+ são totalmente compatíveis com a tecnologia, independendo da placa-mãe e do chipset.

Como habilitar o Dual Channel?

Tudo depende muito da configuração do seu computador. Antes de habilitar, é necessário verificar se a memória já não está operando em Dual Channel. Para verificar isso é muito simples, basta baixar um programa, como o CPU-Z (ou outro de sua preferência), e observar se nas especificações das memórias consta o termo “Dual Channel”.

CPU-Z informa que as memórias estão trabalhando em Single

Bom, se a sua memória ainda não está trabalhando em Dual Channel, vamos solucionar o problema. Habilitar o modo de operação Dual Channel depende apenas da maneira com que você instalou os pentes de memória. O grande problema consiste no seguinte: grande parte dos fabricantes não utiliza o padrão para ajudar o usuário, mas para a felicidade de quem é mais esperto, nos manuais das placas-mãe, sempre vêm descrito em quais soquetes você deve conectar os pentes para que o Dual Channel seja utilizado.

Memórias em Dual Channel numa placa-mãe com 2 slots

Placas-mãe com somente dois espaços para memória RAM não possuem segredos, apenas instale o par de memória nos dois slots. Já as placas-mãe mais robustas trazem quatro slots de memória, fator que confunde muito o usuário. Além disso, as fabricantes adotam cores para “facilitar” a instalação das memórias. É fato que não facilita nem um pouco, mas para que você não tenha que pesquisar no manual, elaboramos a imagem abaixo que exibe como instalar as memórias nestas placas.

Legenda: Repare que para trabalhar em Dual Channel, cada módulo de memória deve ser instalado em um canal. Portanto, se você for utilizar dois módulos de memória em uma placa com quatro slots, instale o primeiro módulo no slot A1 e o outro no slot B1. Caso queira instalar mais dois módulos, instale-os nos slots restantes. Vale frisar que o sistema de cores nem sempre é válido (depende da fabricante da placa-mãe), então procure sempre consultar o manual da placa-mãe. Caso a informação não conste no manual, simplesmente instale os módulos nos slots 1 e 3 (ou 2 e 4).

O conceito não é tão simples e entendê-lo é ainda mais difícil, mas em síntese o recurso Dual Channel seria o que está descrito acima. Espero que você tenha compreendido e possa participar comentando a respeito ou acrescentando novas informações.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.