Estudo revela que pessoas empreendedoras pensam diferente das demais

1 min de leitura
Imagem de: Estudo revela que pessoas empreendedoras pensam diferente das demais

(Fonte da imagem: Thinkstock)

De acordo com o site Fast Company, um estudo realizado por pesquisadores do MIT revelou que pessoas empreendedoras realmente pensam diferente das demais, sendo mais propensas a ativar os dois hemisférios do cérebro no momento em que precisam tomar alguma decisão.

Segundo a publicação, os pesquisadores observaram a atividade cerebral de 63 indivíduos, que foram divididos em dois grupos diferentes: o dos que se descreviam como empreendedores e os que acreditavam ter um perfil mais voltado para a administração e a gerência. O experimento foi realizado enquanto os dois times participavam de um jogo no qual precisavam tomar decisões relacionadas com tirar proveito de uma situação conhecida ou tentar explorar algo novo.

Lógica x criatividade

Os resultados apontaram que, apesar dos “empreendedores” nem sempre se mostrarem dispostos a experimentar uma nova situação, quando eles decidiam fazê-lo, os dois hemisférios do lobo frontal se tornavam ativos. Por outro lado, o cérebro dos “gerentes” demonstrou uma atividade predominante no hemisfério esquerdo.

O lado direito do cérebro está associado à criatividade e à emoção, enquanto o esquerdo normalmente está associado ao pensamento lógico e bem estruturado. Conforme explicaram os pesquisadores, uma tomada de decisão eficiente não envolve necessariamente a análise lógica ou criativa de uma determinada questão, mas sim saber como e quando intercalar as duas formas de pensar. Eles bem que podiam nos ensinar como fazer isso, não é mesmo?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.