Cientistas revelam segredos de misterioso planeta-anão

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas revelam segredos de misterioso planeta-anão

(Fonte da imagem: Reprodução/ars technica )

De acordo com uma notícia publicada pelo site ars technica, um grupo de pesquisadores sul-americanos — que inclui 15 brasileiros — desvendou várias características do misterioso Makemake, que se localiza no cinturão de Kuiper e é um dos cinco planetas-anão do nosso Sistema Solar, juntamente com Plutão, Éris, Ceres e Haumea.

Segundo a publicação, por se tratarem de corpos celestes relativamente pequenos e que se encontram muito distantes da Terra, estudar esses planetas é uma tarefa bastante complicada. Assim, para poder observar Makemake detalhadamente, os astrônomos aproveitaram um evento raro e bastante específico chamado de ocultação estelar, que ocorre quando um planeta passa diretamente diante de uma estrela, ocasionando um eclipse.

Os astrônomos conseguiram realizar medições precisas sobre o tamanho e formato do planeta, descobrindo que Makemake conta com um diâmetro de aproximadamente 1.430 quilômetros e que sua forma é levemente ovalada. Além disso, os astrônomos também descobriram que o pequeno astro não possui atmosfera e que, basicamente, se trata de uma esfera de gelo com dois terços do tamanho de Plutão.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.