Astronauta norte-americana completa primeiro triátlon espacial

1 min de leitura
Imagem de: Astronauta norte-americana completa primeiro triátlon espacial

(Fonte da imagem: Reprodução/SPACE.com)

Todos sabem que, para evitar a perda de tecido muscular e a diminuição da densidade óssea, os astronautas em órbita devem se exercitar durante, pelo menos, duas horas por dia. Entretanto, ninguém jamais imaginou que algum dia existiria alguém disposto a completar triátlons no espaço, muito menos que isso seria possível, devido à falta de gravidade.

Entretanto, de acordo com uma notícia publicada pelo site SPACE.com, a astronauta da NASA Sunita Williams completou o primeiro triátlon no espaço, e em menos de uma hora! A triatleta espacial correu, pedalou e nadou — isso mesmo, nadou! — uma distância total equivalente a pouco mais de 36 quilômetros e na ausência de gravidade.

Triatleta espacial

As provas de corrida e ciclismo foram mais fáceis, já que a Estação Espacial Internacional conta com uma esteira e uma bicicleta ergométrica, ambas especialmente adaptadas para não deixar que os astronautas saiam voando. Para a prova de nado, Sunita utilizou um dispositivo projetado para simular as condições de resistência e peso presentes na água.

A realização da prova coincidiu com uma competição que ocorreu aqui na Terra, na Flórida, e a triatleta espacial também foi a primeira pessoa a participar da Maratona de Boston desde o espaço, completando o percurso em quatro horas e 23 minutos em 2007.

Fonte: SPACE.com

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.