Bizarro: pulgões podem se alimentar de luz

1 min de leitura
Imagem de: Bizarro: pulgões podem se alimentar de luz

(Fonte da imagem: Reprodução/Nature)

Você conhece os pulgões? Esses pequenos insetos se alimentam da seiva de plantas e são muito (muito!) bizarros, pois podem nascer grávidos, sem boca e com outras “anomalias”. Além disso, uma pesquisa descobriu que eles são os únicos animais que podem se alimentar usando a luz.

Eles são capazes de sintetizar um pigmento abundantemente encontrado na natureza, chamado de carotenóide — que pode exibir cores do amarelo ao vermelho. Outros animais também podem fazer isso, mas eles ingerem essa substância através de uma dieta bem selecionada.

Contudo, os pulgões podem simplesmente usar a luz solar para nutrir o próprio organismo, pois o corpo desses insetos é colorido em função do carotenóide. Dessa maneira, eles transferem energia pura para o seu próprio metabolismo.

Tá, mas por que isso é impressionante?

Talvez você não ache isso espantoso, mas esse é o único animal que consegue se manter em atividade sem comer, realizando um processo parecido com o de diversas plantas. Ou seja, eles basicamente “comem” luz solar.

No entanto, os pesquisadores do Instituo Sophia — local responsável pela pesquisa — afirmam que é necessário mais estudo para estabelecer com exatidão o grau de “parentesco” desse tipo de alimentação com a fotossíntese.

Fonte: Nature

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.