Primeiro satélite lançado para observar o planeta faz 40 anos

1 min de leitura
Imagem de: Primeiro satélite lançado para observar o planeta faz 40 anos

Exemplo de imagem capturada pelo Landsat 1 (Fonte da imagem: Reprodução/Cnet)

Hoje em dia é comum ver fotos do planeta Terra, pois há anos elas estão em livros, apostilas e até mesmo na televisão. Mas nem sempre foi assim, já que é necessário dar o primeiro passo para tudo. Neste caso, o início se chama ERTS 1 — em outras palavras, o primeiro satélite a entrar em órbita para observar o nosso planeta.

Ele foi lançado no dia 23 de julho de 1972 e foi o primeiro aparelho do programa Landsat. Segundo a NASA, a iniciativa foi baseada na vista que os primeiros astronautas tiveram do planeta quando chegaram à Lua. A partir disto, foi possível estudar melhor a Terra e notar as alterações feitas pelo homem.

O ERTS 1 — ou Landsat 1 — continua em funcionamento, mandando imagens do planeta periodicamente. Além disso, foi este mesmo satélite que “descobriu” o tamanho do desmatamento na Amazônia, chamando atenção para o caso.

O programa Landsat ainda está em operação, mas o último satélite lançado foi o Landsat 7, que está funcionando desde 1999. Para dar continuidade ao trabalho feito, em 2013 vão ser iniciados os estudos para gerar uma nova geração de aparelhos em um futuro próximo.

Fonte: Cnet e Gizmodo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.