Estudo prova que somos biologicamente programados para derramar café de nossas xícaras

1 min de leitura
Imagem de: Estudo prova que somos biologicamente programados para derramar café de nossas xícaras

(Fonte da imagem: ThinkStock)

Todo mundo já passou pela seguinte situação: enche uma xícara de café e precisa se locomover para algum lugar. Só que o café está quentinho, e você quer continuar tomando ele. Resolve ir até o destino carregando a xícara, e mesmo sem fazer movimentos bruscos, vê parte do líquido simplesmente cair do recipiente, deixando você muitas vezes molhado ou com cara de cachorro abandonado. Agora existe uma explicação do por que isso acontece, e, acredite, você não é totalmente culpado pelo acidente.

Cientistas da Universidade da Califórnia, em Santa Barbara, foram atrás do motivo pelo qual as pessoas derramam seus cafés. O estudo colocou várias pessoas andando em linha reta, nas mais diversas velocidades, enquanto carregavam xícaras de café cheias. Uma câmera gravou toda a comoção, enquanto um sensor captava os movimentos do líquido dentro do recipiente, e o momento exato em que ele era derramado.

Foi descoberto que a movimentação do café dentro de xícaras comuns tem uma frequência parecida com a do movimento normal da perna de uma pessoa. Essa movimentação se torna constante conforme a pessoa anda, fazendo que seja quase inevitável o derramamento do líquido. Leves irregularidades no andar das pessoas também aumentam a probabilidade do café ser jogado para fora da xícara.

Um jeito de evitar que isso aconteça é utilizar uma xícara mais estreita, mas que para comportar a mesma quantidade de café, precisaria ser muito alta. Uma alternativa é simplesmente colocar menos café na xícara. De qualquer maneira, agora você pode culpar a natureza cada vez que manchar uma camisa com café.

Fontes: Gizmodo, Science

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.