Ilusão de óptica: veja o mundo se movendo em ondas

1 min de leitura
Imagem de: Ilusão de óptica: veja o mundo se movendo em ondas

Você já deve ter visto inúmeros exemplos como este, com imagens que criam diferentes tipos de ilusão de óptica. Algumas delas se movem enquanto você fixa o olhar sobre os desenhos, outras criam uma espécie de fantasma quando você desvia o olhar. Existem, inclusive, as que enganam o seu cérebro e fazem com que você acredite que está enxergando cores diferentes.

Contudo, a animação do vídeo acima, criada pelo designer Hjalmar Snoep, faz com que você tenha a impressão de que os objetos estão se movendo depois que desvia o olhar. Basta você se aproximar da tela do computador e olhar fixamente durante 60 segundos para a cruzinha vermelha que aparece no centro da imagem.

De acordo com o site New Scientist, isso ocorre porque a imagem provoca um superestímulo dos fotorreceptores que temos nos olhos depois de observar as imagens por um tempo determinado, resultando nas imagens “mágicas” que vemos depois. Já o movimento que vemos depois, pode ser a resposta de células presentes em nossa retina, que vão se cansando no decorrer do vídeo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.