Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Rob Sheridan)

Você está vendo uma foto em negativo, certo? Repare que no nariz da menina existem três pontos coloridos espalhados de uma maneira triangular. O que você diria se nós contássemos que é possível fazer com que ela fique com as cores originais, sem precisar de nenhum programa de edição de imagens?

Pois tudo o que você precisa é de uma parede branca (ou uma aba em branco preparada para isso) e muita concentração. Olhe por 30 segundos para a imagem, focalizando os pontos coloridos que estão no nariz da garota. Depois disso, vire para uma superfície em branco e pisque rapidamente. O que você está vendo agora?

[atualizado]

O leitor Eliakim nos mandou um comentário muito interessante sobre o funcionamento da ilusão de óptica. Como ele disse – concordando com os conceitos da oftalmologia –, a visão é um processo químico, que precisa da ativação das células oculares (por meio de proteínas como a rodopsina) para ser percebida pelo cérebro.

Ao realizarmos a alternância entre imagem e fundo branco, o olho precisará anular a imagem para voltar ao normal, nisso um "negativo" é criado. No caso, temos o negativo do que já é negativo, assim a imagem percebida é a original.

Cupons de desconto TecMundo: