menu
Logo TecMundo
Internet

Calçadas construídas com privadas fazem sucesso em cidade dos Estados Unidos

Morador da cidade decidiu reaproveitar uma grande quantidade de porcelana que ia para o lixo e desenvolveu um novo tipo de concreto.

schedule15/03/2012, às 10:51

(Fonte da imagem: Reprodução/Dvice)

Freeman Anthony, um morador da cidade americana de Bellingham, teve uma ideia inusitada. Responsável por ampliar as calçadas, ele lembrou que recentemente um projeto havia trocado 400 privadas no município.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Para evitar que toda aquela porcelana fosse parar no lixo, ele conversou com os empreiteiros. Juntos, eles trituraram e misturaram ao concreto o que sobrou das privadas, criando um novo material que foi batizado por eles como “porticrete”.

A mistura rendeu: segundo Anthony, graças à adição da porcelana, o concreto aumentou em cerca de 20% e foi o suficiente para pavimentar 250 metros quadrados de calçadas. A cidade, que já era orgulhosa de sua sustentabilidade, prometeu que vai continuar. Segundo eles, novas ideias envolvendo o novo material já estão no papel, prontas para entrar em execução.

As calçadas construídas com o “porticrete” ainda renderam o prêmio de “Primeira Estrada Sustentável do Mundo”, concedido pela Universidade de Washington, além de colocar a cidade no mapa como um exemplo de sustentabilidade.