Você já vê há anos as possibilidades das impressoras 3D para a medicina, mas com certeza vai se surpreender com a nova aplicação da tecnologia pela Stratasys e pelo Jacobs Institute (JI) em parceria com o Kaleida Health’s Gates Vascular Institute e a University at Buffalo.
Nossos vídeos em destaque
As equipes desenvolveram modelos do sistema vascular cerebral completo do ser humano impressos em 3D. Isso garante que médicos realizem treinos cirúrgicos antes de fazer o procedimento em um paciente com quadro complexo de aneurisma, por exemplo.
Como a cirurgia é bastante delicada, o treinamento é mais que bem-vindo até para saber dos riscos da operação, buscar estratégias diferentes (já que o angiograma original é usado como modelo para a impressão) e até explicar melhor para a pessoa quais são os passos envolvidos.
Até mesmo o material consegue replicar algo similar ao que é encontrado no cérebro humano: os polímeros são fotossensíveis, recriando mais ou menos a sensação de mexer em algo orgânico para que o treino não fique tão diferente da hora de colocar a mão na massa. Por enquanto, não há resultados concretos sobre o uso das impressões 3D nessa área, mas os médicos envolvidos são só elogios para a novidade.
)
)
)
)
)
)