Paciente recebe implante de ossos de titânio feitos em impressora 3D

1 min de leitura
Imagem de: Paciente recebe implante de ossos de titânio feitos em impressora 3D

Você certamente gostaria de criar uma miniatura do seu personagem favorito em uma impressora 3D — ou então fazer uma réplica do seu primeiro carro com o mesmo aparelho. Mas por mais que não pensemos sobre o assunto, há cientistas em todo o mundo que estão pensando em formas de usar a tecnologia de impressão em três dimensões para outros fins.

Um exemplo excelente está no Hospital Universitário de Salamanca (Espanha). Lá, médicos e pesquisadores conseguiram criar ossos de titânio produzidos totalmente em impressoras 3D. Eles construíram um esterno e uma estrutura de costelas para que fosse possível realizar o implante em um paciente que teve os ossos retirados em uma cirurgia anterior — pois as regiões estavam tomadas por tumores.

Para criar os novos ossos, os médicos utilizaram scans 3D de alta resolução dos originais. Foi assim que eles puderam criar os moldes de titânio com as dimensões exatas que eram necessárias. Esses modelos foram enviados para a Anatomics (uma empresa australiana), que possui uma impressora Arcam de alta precisão. Lá foram feitas as impressões.

Da Austrália para a Espanha, os ossos foram implantados no peito do paciente — um homem de 54 anos. De acordo com o CNET, a cirurgia do implante ocorreu duas semanas atrás e o paciente já foi liberado do hospital em boas condições de recuperação.

Implantes impressos podem ser populares no futuro? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.