Coração artificial começará a ser testado em pacientes humanos

1 min de leitura
Imagem de: Coração artificial começará a ser testado em pacientes humanos

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

Um instituto médico francês está se preparando para iniciar os testes de um novo modelo de coração artificial, o primeiro a unir partes biológicas e partes sintéticas. O órgão, fabricado com tecidos de corações de vacas, conta com uma bomba motorizada capaz de mover um fluído hidráulico através de duas câmaras separadas por uma membrana (que, por sua vez, movimenta-se e faz o sangue fluir para o outro lado).

De acordo com Piet Jansen, líder da companhia responsável pelo invento, a ideia é “desenvolver um coração artificial cujas partes em movimento estão em constante contato com o sangue e que são feitas com um tecido biologicamente amigável”. Além disso, o órgão também conta com sensores capazes de identificar um possível aumento da pressão sanguínea e ajudar automaticamente o fluxo de sangue de acordo com a necessidade.

Os corações artificiais serão testados em pacientes de quatro centros cirúrgicos diferentes ao redor da Europa e, caso se mostrem viáveis, podem passar a ser adotados para salvar a vida de pessoas que necessitam de transplantes urgentes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.