Máquina pode sequenciar inteiramente um genoma em somente dois dias

1 min de leitura
Imagem de: Máquina pode sequenciar inteiramente um genoma em somente dois dias

(Fonte da imagem: Reprodução/;Technology Review)

Pesquisadores de um hospital no Kansas estão usando um novo equipamento, conhecido como Illumina HiSeq 2.500, capaz de determinar toda a sequência genética de recém-nascidos em somente dois dias. Com isso, médicos podem detectar e tratar rapidamente doenças que poderiam se provar fatais caso só fossem percebidas mais tarde.

Geralmente, processos do tipo levam mais de um mês para serem finalizados, situação que expõe os bebês a um número de riscos muito grande. Embora cada unidade do dispositivo custe US$ 13.500, sua utilidade é mais do que o suficiente para justificar o grande investimento envolvido em sua aquisição.

“Para quem trabalha com a decodificação de genomas, tem sido fenomenalmente frustrante que, até agora, a medicina prática não tem se beneficiado do sequenciamento de genes. Agora (com o equipamento), podemos considerá-lo relevante para a medicina hospitalar”, afirmou ao site Technology Review Stephen Kingsmore, pesquisador do Children’s Mercy Hospital and Clinics, de Kansas City.

Solução para o futuro

A notícia triste fica pelo fato de que todos os seis bebês que passaram pelo teste acabaram sucumbindo a doenças graves, às quais nem as informações sobre seus genomas foram capazes de ajudar a eliminar. Em contrapartida, graças ao tratamento uma família descobriu que seus genes eram responsáveis pela transmissão de epilepsia, enquanto outra finalmente entendeu porque passava por dificuldades para ter filhos.

No futuro, a expectativa é que o aparelho seja o responsável por mudar completamente a maneira como adultos e crianças são curados. Ao menos nesse caso, a velocidade pela busca de resultados não deve prejudicar em nada os tratamentos, por mais que os resultados obtidos até o momento não tenham totalmente sido eficientes em salvar vidas.

Fonte: Technology Review

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.