Música clássica ajuda na recuperação depois de uma cirurgia

1 min de leitura
Imagem de: Música clássica ajuda na recuperação depois de uma cirurgia

A música clássica pode ajudar os pacientes a lidarem melhor com o estresse (Fonte da imagem: Reprodução/ThinkStock)

Não é de hoje que alguns pesquisadores procuram descobrir e explorar as capacidades terapêuticas da música. Um bom exemplo está no estudo realizado no Hospital John Radcliffe, no Reino Unido, onde 96 pacientes foram submetidos a uma experiência que reunia Mozart, Beethoven, Vivaldi e Bach.

Com a ajuda desses grandes nomes da música clássica, os médicos descobriram que os acordes harmoniosos tocados durante uma pequena cirurgia — em que o paciente estava consciente e sob anestesia local — ajudavam em uma recuperação mais rápida.

Segundo notificado pelo Telegraph, para chegarem a esse resultado, os pacientes foram divididos aleatoriamente em dois grupos: os que ouviriam música durante todo o procedimento cirúrgico e os que ficariam com o silêncio. Os relatos mostraram que metade das pessoas que escutaram música tiveram menos ansiedade e menores taxas de respiração, além de se recuperarem mais rapidamente.

De acordo com o cirurgião que comandou a pesquisa, Hazim Sadideen, as razões terapêuticas da música, nesse caso, estão relacionadas ao fato de que ela acalma e ajuda os pacientes a passar por uma situação de estresse, além de auxiliá-los a lidar melhor com a dor.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.