As partes mais coloridas são os períodos do dia em que ele mais enviou emails. (Fonte da imagem: Reprodução/Stephen Wolfram)

Você já parou para pensar sobre quantos emails você recebe ou envia em um dia? E as chamadas telefônicas – quanto tempo elas duram e em que horários são mais comuns? Se o trabalho que isso daria já assusta, é ainda pior imaginar que alguém fez isso pelos últimos 20 anos.

O analista e cientista Stephen Wolfram coletou dados desde 1990 até os dias de hoje para formar uma série de gráficos com alguns fatos sobre sua vida profissional e pessoal. Na postagem em seu blog que descreve todas as anotações, ele mostra a frequência de recebimento de emails, chamadas telefônicas e reuniões, além de contabilizar o período do dia em que ele mais andava pelas ruas.

Maluquice produtiva

Apesar de ser considerado meio pirado, o pesquisador nem é tão desocupado assim: ele é o criador do software de álgebra Mathematica e mantém uma instituição com seu nome, a Wolfram Research. Ele ainda é o responsável pelo Wolfram Alpha, uma espécie de "Google de estatísticas" que é utilizado por diversas instituições para obter dados de pesquisas realizadas em todo o mundo.

Algumas lacunas representam dados perdidos ou quando ele passou um tempo escrevendo o livro “A New Kind of Science” e viajando pela Europa.

A utilidade de tudo isso? Para qualquer outra pessoa, exceto o próprio Wolfram, nenhuma. Já ele, que é um fanático pelo armazenamento de dados, conseguiu algumas informações importantes sobre si mesmo, como em quais horas do dia ele foi mais produtivo ou em qual época ele passava mais tempo fora de casa. Ele garante que a ideia não é maluca – e que até acreditava que muito mais gente estaria fazendo isso por aí, mas nenhuma outra pessoa se manifestou até agora.

Cupons de desconto TecMundo: