"Mark’s Homepage", o suposto site criado por Zuckerberg aos 15 anos

2 min de leitura
Imagem de: "Mark’s Homepage", o suposto site criado por Zuckerberg aos 15 anos

"O único site em que um olho amarelo pisca para você" (Fonte da imagem: Reprodução/Mez51)

Uma verdadeira pérola foi encontrada pelo site Hacker News: o que parece ser o primeiro site criado pelo fundador do Facebook aos 15 anos de idade ainda encontra-se em funcionamento. Ativado em 1999, o “Mark’s Homepage”, hospedado no sítio Angelfire, tenta promover um programa de “combinação de palavras para o envio de mensagens de texto” (o AOL Fader, também disponível para download mesmo após dez anos de existência).

A interface do site é bastante ultrapassada: vários elementos gráficos não funcionam, volta e meia a página simplesmente para de responder e os links, concentrados em uma tabela localizada no centro da tela, dificilmente abrem.

Todavia, em um dos botões abertos, a seguinte descrição de perfil pode ser lida: “Oi, meu nome é... Slim Shady. Não, na verdade me chamo Mark e vivo em uma pequena cidade próxima a Nova York. Tenho 15 anos e acabei de terminar o primeiro ano do colegial [sic]”.

Darth Vader aparece em uma das páginas do site. (Fonte da imagem: Reprodução/Bomeraquando)

Não há nenhum dado oficial que comprove a especulação feita; não sabemos com certeza se “Mark’s Homepage” foi, realmente, o primeiro site criado por Zuckerberg. Mas algumas pistas, se não comprovam o rumor, têm deixado os internautas ao menos intrigados — em 1999, por exemplo, data de fundação do site, Mark tinha realmente 15 anos.

Em outro espaço do portal, é possível ler esta declaração: “Hoje, a internet é muito ‘pequena’. Espero que ela cresça em grande escala. Se o seu nome estiver na Web, significa que alguém escolheu ‘linkar’ você, então você pode escolher mais duas pessoas e conectá-las também [sic]”. Se uma avaliação cuidadosa for feita sobre essas palavras, facilmente um espírito empreendedor que investe na ideia de integração pode ser identificado...

“O melhor: eu”

Vários links são disponibilizados pela tabela central da página inicial de “Mark’s Homepage”. A maioria deles, todavia, não revela informações substanciais. Mas é possível, no entanto, enviar mensagens a Mark via email (Themarke51@aol.com) ou por correspondência online (usando um mecanismo disponibilizado pelo próprio site).

"O melhor: eu", brinca Mark (Zuckerberg?). (Fonte da imagem: Reprodução/ejperkins)

E, se você quer conhecer um pouco melhor a mente de uma das personalidades mais influentes do mundo da tecnologia, clique sobre o botão “The Best...” e divirta-se. “Esta é uma página informal do site. Ela é dedicada aos meus amigos e, é claro, à ‘má comédia’. Aqui vamos nós...”, diz a introdução que precede uma série de perguntas e respostas supostamente dadas por Zuckerberg. Por exemplo:

  • “O melhor jeito de entrar em forma: a máquina de crescimento”;
  • “O melhor jeito de ficar fora de forma: comendo o lanche da escola”;
  • “A melhor marca de lanternas: eu não saberia responder...”;
  • “A melhor presença na web: eu”; e, lá pelas tantas:
  • “O melhor: eu”.

Você pode conferir por conta própria a suposta página criada por Mark aos 15 anos. Clique aqui para acessar o “Mark’s Homepage” e navegue – se conseguir – entre os links do portal. Para baixar e tentar fazer rodar o AOL Fader, clique aqui (você terá de instalar, possivelmente, algumas extensões de compatibilidade – disponibilizadas também no site de Mark).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.