Um novo malware descoberto recentemente tem chamado a atenção por apresentar a capacidade de invadir tanto aparelhos Android quanto dispositivos iOS que passaram pelo processo de jailbreak. Conhecida como Xsser, a ameaça por roubar mensagens SMS, fotografias, registros de ligação e até mesmo as senhas armazenadas em seu dispositivo.

Enquanto donos de aparelhos Apple podem evitar a ameaça ao bloquear a instalação de apps com fontes desconhecidas, usuários do sistema da Google devem evitar conteúdos que não estejam disponíveis oficialmente na Play Store. Apesar de poder ser evitada facilmente, a maneira como ela é distribuída causa preocupações por sua capacidade de enganar usuários.

Em Hong Kong, o malware foi distribuído através de uma mensagem que imitava o serviço WhatsApp que acompanhava a descrição “confira esse aplicativo para Android desenvolvido pelo grupo de ativistas Code4HK para a coordenação da Occupy Central”. Ao clicar no link que acompanhava o texto, o smartphone usado era infectado automaticamente pelo Xsser.

Segundo a Lacoon Mobile Security, o fato de o ataque infectar múltiplas plataformas indica que ele está sendo conduzido por grupos bem organizados ou até mesmo por nações-estado. “O fato de o ataque estar sendo usado contra protestantes e executado por falantes do chinês sugere que esse é o primeiro Trojan para iOS  criado por ciberativistas do governo local”, afirma a empresa em um comunicado.

Cupons de desconto TecMundo: