Com Brasil entre "favoritos", malware Downad completa cinco anos de ataques

1 min de leitura
Imagem de: Com Brasil entre "favoritos", malware Downad completa cinco anos de ataques

O Brasil é um dos mais afetados pelo Downad. (Fonte da imagem: Reprodução/Trend Micro)

O worm Downad, também conhecido por nomes como Conficker e Kido, é um dos malwares mais populares da internet – no mau sentido, já que ele continua ativo e se reproduzindo, mesmo já tendo cinco anos de idade.

A empresa de segurança digital Trend Micro lançou um infográfico para contar a história desse worm, que é recheada de curiosidades. Só para você ter uma ideia, até o momento são 24 milhões de sistemas infectados. Isso é mais que o número de usuários do Reino Unido inteiro ativos no Facebook.

O Brasil também faz parte dessa história: o país é o terceiro com mais computadores infectados pelo Downad, com mais de 3,17 bilhões de máquinas atingidas, atrás apenas de Estados Unidos e Índia, líder absoluta com 4,29 bilhões de PCs. Em outro estudo deste ano, somos os primeiros do ranking.

Sem parar

A força de espalhamento do malware fez com que a Microsoft criasse uma divisão especial destinada apenas a conter essa ameaça. E o pior de tudo é que, apesar da evolução nos sistemas de segurança, o número de infecções só cresce.

E ele é poderoso: além de espalhar-se via conexões P2P, redes, drives e outros malwares, o worm baixa arquivos, desativa funções de segurança do Windows e bloqueia acesso a certos sites, especialmente os de proteção contra ele mesmo. Além disso, ele não escolhe as vítimas: ataca instituições do governo, empresas e computadores domésticos.

Para acessar o infográfico completo, é só clicar aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.