(Fonte da imagem: Reprodução/Ubergizmo)

Um novo malware voltado para aparelhos Android foi detectado nesta semana pela empresa de segurança Lookout. O software malicioso aproveita do recurso de envio de mensagens SMS dos aparelhos infectados para mandar mensagens contendo links perigosos sem que haja autorização para que isso aconteça.

A nova ameaça, conhecida como SpamSoldier, ainda está restrita a um número pequeno de aparelhos. Para convencer uma pessoa a instalá-la, são usados textos que prometem cartões de presente e produtos gratuitos — o problema foi identificado com ajuda de uma operadora que trabalha em parceria com a Lookout.

Método de propagação

As mensagens SMS prometem o download gratuito das versões completas de games como Need For Speed e Angry Birds Space — quando alguém seleciona os links enviados, surge uma página falsa que indica que os softwares foram instalados com sucesso. Em seguida, o malware se esconde em meio ao software do Android e inicia o envio de mensagens para a lista de contatos da pessoa infectada.

Para evitar problemas, a Lookout recomenda que novos aplicativos sejam instalados somente através de lojas de aplicativos consideradas confiáveis, como a Google Play Store. Além disso, a instalação de um antivírus atualizado ajuda a evitar que qualquer software malicioso seja instalado e propagado por smartphones e tablets.

Cupons de desconto TecMundo: