Se você é usuário do Google Chrome e, recentemente, recebeu um aviso sobre algum tipo de atualização para corrigir fontes corrompidas, cuidado: são altas as chances de que essa seja uma tentativa para instalar malwares no seu computador. O aviso vem da empresa de segurança Proofpoint, que afirma que cibercriminosos estão se aproveitando de falhas primárias em sites pela web para injetar um código JavaScript que afeta especificamente o navegador da Gigante das Buscas.

Segundo a firma, o software malicioso fica dormente até que receba a visita de um internauta desavisado. A partir daí, ele ativa uma função que insere caracteres desconhecidos no código-fonte da página, uma ação que, efetivamente, quebra a renderização de fontes do portal e torna todo o texto contido nele ilegível. Essa é a deixa ideal para que o malware crie uma janela de alerta falso e peça para o usuário baixar um arquivo que corrige completamente o suposto problema.

Cuidado com os alertas falsos exibidos no Chrome

Como não poderia deixar de ser, a grande surpresa é que o tal pacote não traz nenhuma fonte, mas instala um adware fraudulento que tem como principal objetivo utilizar as máquinas das vítimas como uma fonte gigantesca de renda para os autores do ataque. Não é como se o programa fosse insanamente perigoso quando comparado a outras atividades do estilo, mas ele carrega constantemente anúncios escondidos e clica automaticamente neles para aumentar os ganhos dos criminosos digitais.

O malware pode ser modificado rapidamente e se espalhar para o restante do mundo

Por enquanto, o público-alvo desse tipo de empreitada hacker é bem seleto, se concentrando apenas em usuários de Google Chrome que utilizem o browser no Windows e morem na Austrália, no Canadá, no Reino Unido ou nos Estados Unidos. Isso, claro, não é motivo para desencanar da sua segurança online, já que o malware pode ser modificado rapidamente e se espalhar para o restante do mundo – e dos sistemas operacionais. Prestar atenção em alertas suspeitos durante a navegação, então, ainda é uma grande arma contra ataques do tipo.

Cupons de desconto TecMundo: