Apple promete novo MacPro modular e completamente reformulado para 2018

1 min de leitura
Imagem de: Apple promete novo MacPro modular e completamente reformulado para 2018
Avatar do autor

Lá em 2013, a Apple causou sensações mistas ao revelar um novo Mac Pro. O aparelho tinha um design esquisito demais, mas ao mesmo tempo extremamente ousado e inovador. Só que nem tudo saiu com o o planejado e, no fim das contas, o modelo acabou com uma repercussão mais negativa do que o esperado. Mas quem disse que a Maçã enterrou a linha de vez?

Em uma conversa com o escritor John Gruber, autor do site Daring Fireballs, um alto executivo da marca confirmou o retorno da linha para 2018. Segundo o blogueiro, o novo Mac Pro será "completamente repensado" e terá um design trabalhado do zero, inclusive com características modulares. Isso permitiria ao usuário atualizar o hardware com facilidade para usar CPUs e GPUs de alto desempenho, além de garantir à Apple um suporte de longa data.

Junto com a unidade, Mac Pro Displays também serão lançados muito provavelmente só em 2018. Só que esses monitores ainda estariam em processo de desenvolvimento para sair juntos com a grande estrela.

O que deu errado

De acordo com Gruber, a Apple percebeu — tarde demais, é verdade — que o design cilíndrico do modelo de 2013 é recheado de falhas. Ele é compacto e bonito, é verdade, além de ser construído para ser perfeito em termos de temperatura. Só que as expansões exigem periféricos externos demais e até a decisão da GPU dupla acabou se provando na contramão da indústria, que tem apostado em uma única unidade de processamento gráfico com qualidade superior.

Os executivos da Apple não chegam a usar a palavra "arrependimento", mas a empresa praticamente definiu assim a empreitada.

Ainda não desistiu

Enquanto o modelo novo não sai, a Apple resolveu dar uma sobrevida na unidade existente. O Mac Pro atual de US$ 2,9 mil agora tem seis cores Intel Xeon E5, e passa a ter uma GPU AMD dual G500 em vez de G300. Além disso, um modelo de US$ 3,9 mil com um chip octa-core e GPU dual FirePro D700 foi adicionada. Porém, se depender das promessas da equipe da Maçã, talvez seja melhor esperar mais um ano.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Apple promete novo MacPro modular e completamente reformulado para 2018