Mountain Lion: Apple anuncia nova versão do Mac OS X para julho

2 min de leitura
Imagem de: Mountain Lion: Apple anuncia nova versão do Mac OS X para julho

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)
O Mac OS X continua a ser desenvolvido pela Apple, que já anunciou a versão 10.8 Mountain Lion. Uma versão para desenvolvedores cadastrados nos sistemas da Apple já pode ser encontrada, mas os rumores dizem que consumidores só terão acesso ao novo sistema operacional em julho, quando a versão final deve ser lançada para o público. Provavelmente, a única forma de distribuição será via loja digital, assim como na edição anterior.

A desenvolvedora afirma que esta nova versão é totalmente inspirada nos iPads, trazendo facilidades e integrações que podem conquistar os corações dos usuários de computadores. Para começar, o iCloud passa a ser parte integrante das funções mais importantes do Mac OS X 10.8, sendo completamente sincronizado com iPads e iPhones.

Mensagens (Messages)

O serviço iChat está sendo substituído pelo Messages, um sistema de mensagens mais dinâmico e parecido com o encontrado nos smartphones. Já foram anunciados os suportes para alguns dos principais mensageiros instantâneos da atualidade (Jabber, AIM, Google Talk e Yahoo Messenger), mas ainda não se sabe se o MSN Messenger também vai entrar na lista.

Lembretes (Reminders)

Outra novidade é o Reminders, que foi criado especialmente para quem quer montar listas de lembretes dos mais diversos tipos (desde listas de mercado até tarefas importantes que não podem ser deixadas de lado). O aplicativo funciona também como um gerenciador de tarefas.

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Notas (Notes)

Notes também foi importado do iOS para o Mac OS X. Agora, quem quiser realizar anotações no computador não vai precisar do Editor de Textos para isso, pois pode contar com um sistema mais indicado. O software pode ainda ser sincronizado com os portáteis para que haja uma conexão entre os textos.

Central de Notificações (Notification Center)

Também importado do iOS 5, a central de notificações do Mac OS X realiza um resumo de tudo o que está acontecendo no momento. Isso vai desde as atualizações dos amigos no Twitter até emails novos e atualizações disponíveis para os aplicativos baixados pela Mac App Store.

Integração com o Twitter

Assim como acontece com os portáteis da Apple, nos computadores também será possível realizar compartilhamentos diretos entre os aplicativos e o Twitter. A integração pode ser ativada diretamente nas configurações do sistema operacional e garante muito mais rapidez na hora de mostrar para todos o que está acontecendo.

Muito mais ainda vem por aí

Além desses novos recursos que apresentamos, a Apple anunciou também a chegada do Game Center ao Mac OS X (que vai permitir que amigos joguem juntos e compartilhem resultados). AirPlay Mirroring também está chegando para permitir que haja uma sincronização entre Mac OS X e Apple TV. Por fim, o Gatekeeper vai garantir mais segurança para as pessoas. Ao todo, serão mais de 100 novos recursos.

(Fonte das imagens: Divulgação/Apple)

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.