Downloads no Google Play continuam maiores, mas App Store ainda lucra mais

2 min de leitura
Imagem de: Downloads no Google Play continuam maiores, mas App Store ainda lucra mais
Imagem: Clash of Clans Strategy Blog

O novo relatório da App Annie a respeito da quantidade de downloads realizados nas lojas oficiais dos dispositivos móveis com iOS e Android parece confirmar uma tendência que vimos em edições anteriores. Embora a quantidade total de apps baixados no Google Play durante o segundo trimestre de 2015 tenha sido muito superior ao montante visto na App Store, a Maçã continua batendo a gigante das buscas no que diz respeito à receita recebida.

A quantidade mundial de downloads do Google Play no período foi aproximadamente 85% maior do que a da App Store, o que representa um crescimento significativo com relação ao 70% de vantagem que a empresa de Mountain View tinha no primeiro trimestre. Ainda assim, a quantidade de dinheiro recebido pela Maçã continua representando números maiores que o total faturado pela rival.

Segundo o relatório, o crescimento da quantidade de apps baixados no sistema da gigante das buscas se deve à predominância de modelos baratos de smartphones com Android em mercados emergentes. Por sua vez, a Apple conseguiu manter a liderança nos lucros graças ao seu desempenho na China, que vai indo de vento em popa.

Futuro e presente

Ainda que a quantidade de pessoas com smartphones esteja crescendo em países como o Brasil, Índia, Vietnã e Filipinas, com predominância dos aparelhos Android de baixo custo, a App Annie ressalta que muitos desses locais ainda possuem menos de 30% da população portando celulares inteligentes. Na prática, isso representa um grande potencial de crescimento para a Google no longo prazo.

Simultaneamente, a situação da Apple não é ruim, com os rendimentos da App Store no segundo trimestre permanecendo cerca de 70% maiores do que os do Google Play – números similares aos do período anterior. Outro relatório da App Annie havia previsto que a atuação da China iria impulsionar o crescimento das receitas por downloads, mas o fato do Android ter que encarar lojas rivais à oficial acaba forçando a gigante das buscas a dividir o dinheiro.

Cada um na sua arena

Ainda que a Alemanha continue crescendo no quesito rendimento, o amor dos taiwaneses pelos jogos mobile levou Taiwan a passar os germânicos nos maiores fornecedores de rendimento para o Google Play. Os jogos de RPG para um jogador e os MMORPGs foram os principais responsáveis por esses números. Segundo a App Annie, os games “também podem continuar a impulsionar o crescimento de Taiwan ao longo dos próximos trimestres”.

Por outro lado, os serviços de streaming de vídeo tiveram um crescimento considerável no iOS, tanto nos Estados Unidos quanto na China. Enquanto os usuários ocidentais da Apple parecem ter investido em opções como o HBO NOW e o Hulu, os orientais se voltara para o Youku, iQIYI e Tencent Video. Embora um aumento na área fosse esperado, a App Annie classificou o crescimento chinês como “bestificante” e afirmou haver espaço para mais avanços.

Por quais tipos de app você está disposto a pagar no Google Play e na App Store? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.