LG revela sensor biométrico de alta precisão com apenas 1 mm de espessura

1 min de leitura
Imagem de: LG revela sensor biométrico de alta precisão com apenas 1 mm de espessura
Avatar do autor

O recurso de leitura de digitais é algo que vem se popularizando rapidamente no setor mobile, seja por possibilitar que o usuário dispense senhas alfanuméricas ou por permitir que as empresas apostem com mais segurança no lucrativo mercado de pagamentos digitais. Embora a função já esteja presente em diversos dispositivos, os fãs da LG ainda seguem na esperança de ter um aparelho com a tecnologia. Essa situação, no entanto, pode mudar com o anúncio de um sensor biométrico minúsculo fabricado pela própria sul-coreana.

Mesmo que alguns rumores apontem nessa direção, ainda não se sabe exatamente se o brinquedinho estará presente no futuro flagship da companhia, o LG G5 – previsto para ser anunciado oficialmente nos próximos dias. De concreto, sabe-se apenas que a divisão de pesquisa e desenvolvimento da empresa, a LG Innotek, desenvolveu um hardware de medidas reduzidas – mas bastante poderoso – capaz de ser integrado facilmente a smartphones, tablets e até dispositivos vestíveis.

Fazendo jus aos equipamentos cada vez mais compactos, o sensor ostenta uma espessura de apenas 1 milímetro e uma área não muito maior do que isso. Mesmo com esse tamanho modesto, o kit traz uma combinação avançada de fotodiodo, LEDs e circuito integrado para habilitar funções como leitura de batimento cardíaco, nível de estresse e – pasme – oxigenação do sangue. Segundo a fabricante, o componente é mais econômico que os produtos dos concorrentes ao mesmo tempo que ostenta uma precisão superior a eles.

Colocando em números, o projeto possibilita sinais biométricos 30% mais fortes e uma economia de energia de até 20%. O desempenho também parece manter a promessa dos engenheiros, já que o monitoramento da frequência cardíaca do usuário, por exemplo fica no mesmo nível de aparelhos dedicados exclusivamente a essa atividade. Para conseguir esse resultado, a LG Innotek revelou ter utilizado uma nova tecnologia de gravação dos circuitos no hardware, deixando o conjunto menor e com uma eficiência além das soluções convencionais.

Será que o anúncio do novo sensor foi uma estratégia da LG para valorizar uma possível adição do recurso ao LG G5 ou é apenas um gostinho para futuras gerações de dispositivos da marca? Felizmente, esse mistério pode ser solucionado muito em breve, portanto fique ligado no TecMundo para mais notícias a respeito do tema.

Você pretender trocar seu celular atual para um LG G5? Comente no Fórum do TecMundo!

Comentários

Conteúdo disponível somente online
LG revela sensor biométrico de alta precisão com apenas 1 mm de espessura