LG revela sensor biométrico de alta precisão com apenas 1 mm de espessura

1 min de leitura
Imagem de: LG revela sensor biométrico de alta precisão com apenas 1 mm de espessura

O recurso de leitura de digitais é algo que vem se popularizando rapidamente no setor mobile, seja por possibilitar que o usuário dispense senhas alfanuméricas ou por permitir que as empresas apostem com mais segurança no lucrativo mercado de pagamentos digitais. Embora a função já esteja presente em diversos dispositivos, os fãs da LG ainda seguem na esperança de ter um aparelho com a tecnologia. Essa situação, no entanto, pode mudar com o anúncio de um sensor biométrico minúsculo fabricado pela própria sul-coreana.

Mesmo que alguns rumores apontem nessa direção, ainda não se sabe exatamente se o brinquedinho estará presente no futuro flagship da companhia, o LG G5 – previsto para ser anunciado oficialmente nos próximos dias. De concreto, sabe-se apenas que a divisão de pesquisa e desenvolvimento da empresa, a LG Innotek, desenvolveu um hardware de medidas reduzidas – mas bastante poderoso – capaz de ser integrado facilmente a smartphones, tablets e até dispositivos vestíveis.

Fazendo jus aos equipamentos cada vez mais compactos, o sensor ostenta uma espessura de apenas 1 milímetro e uma área não muito maior do que isso. Mesmo com esse tamanho modesto, o kit traz uma combinação avançada de fotodiodo, LEDs e circuito integrado para habilitar funções como leitura de batimento cardíaco, nível de estresse e – pasme – oxigenação do sangue. Segundo a fabricante, o componente é mais econômico que os produtos dos concorrentes ao mesmo tempo que ostenta uma precisão superior a eles.

Colocando em números, o projeto possibilita sinais biométricos 30% mais fortes e uma economia de energia de até 20%. O desempenho também parece manter a promessa dos engenheiros, já que o monitoramento da frequência cardíaca do usuário, por exemplo fica no mesmo nível de aparelhos dedicados exclusivamente a essa atividade. Para conseguir esse resultado, a LG Innotek revelou ter utilizado uma nova tecnologia de gravação dos circuitos no hardware, deixando o conjunto menor e com uma eficiência além das soluções convencionais.

Será que o anúncio do novo sensor foi uma estratégia da LG para valorizar uma possível adição do recurso ao LG G5 ou é apenas um gostinho para futuras gerações de dispositivos da marca? Felizmente, esse mistério pode ser solucionado muito em breve, portanto fique ligado no TecMundo para mais notícias a respeito do tema.

Você pretender trocar seu celular atual para um LG G5? Comente no Fórum do TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.