Pensando nas tendências para o futuro, a LG apresentou, na última quinta-feira (22), suas ideias para uma casa conectada e inteligente. Durante o evento InnoFest Latin America 2017, em Punta Cana, a marca começou o espetáculo com o Hub Robot, que serve como uma central de inteligência e notificações.

O LG Hub Robot vem para alterar as definições de casa inteligente. Trata-se de um assistente digital que tem um aspecto robótico, o qual complementa as tarefas de casa ao entender suas necessidades e atender aos seus comandos através de reconhecimento de voz.

A novidade se conecta com outros aparelhos da sua casa, de modo que você pode dar comandos, como “Ligue o ar-condicionado” ou “Altere a rotina da secadora de roupas” para que os dispositivos sejam ativados automaticamente, evitando que você tenha de se direcionar até outros cômodos para tarefas básicas.

Além dessas facilidades, o Hub Robot conta com uma tela interativa que pode exibir conteúdos do seu refrigerador ou até receitas com áudio e tutoriais em vídeo. Como você deve imaginar, um robô tão inteligente como esse ainda tem capacidade para outras atividades, como reprodução de músicas, programação de alarmes e informações rápidas sobre tráfego ou clima.

Com um design antropomórfico, o LG Hub Robot pode interagir com toda a família em uma variedade de formas. Ele pode manter sua interface-padrão ou exibir emoções no display. Vale notar que além de obedecer aos comandos, essa inovação é capaz de monitorar as atividades dos demais aparelhos, sabendo até quando as pessoas saem de casa, voltam ou vão dormir.

A fabricante informou que o Hub Robot pode entregar mais benefícios se instalado em lugares de acesso comum, como a cozinha ou a sala de estar. Como complemento, a LG deve apresentar novos robôs que podem ser adicionados em outras partes da casa. Esses modelos serão similares ao Hub Robot, mas com tela menor, e poderão executar as mesmas funções.

LG InstaView Door-in-Door

Para efeitos de demonstração, a LG exibiu como o Hub Robot pode trazer vantagens para o usuários ao “conversar” com o refrigerador inteligente InstaView Door-in-Door. Esta é a mais nova e avançada geladeira da companhia, sendo uma evolução de anos que, equipada com o Windows 10, poderá facilitar a vida dos consumidores.

“Nosso novo Hub Robot e a Smart InstaView Door-in-Door vão instantaneamente adicionar funcionalidades inteligentes para qualquer casa,” comentou Song Dae-hyun, presidente da LG Electronics and Home Appliance & Air Solutions. “A versatilidade e a usabilidade oferecidas por nossa tecnologia smart vai permitir que os usuários imediatamente vejam os benefícios de nosso sistema expandido de smart home,” complementou Dae-hyun.

O grande destaque deste refrigerador é a tela gigantesca de 29 polegadas instalada na porta. Bom, geladeiras com sistemas operacionais e displays não são exatamente novidades, mas há algumas surpresas aqui que fazem toda a diferença.

Primeiro, é importante notar que a tela sensível ao toque é do tipo transparente, ou seja, você pode usar as funções inteligentes do refrigerador para manter o controle sobre os produtos que estão ali armazenados, mas, quando necessário, é possível visualizar o conteúdo interno da geladeira sem abrir a porta! Com o recurso Knock-On, a interface fica transparente, de modo que você pode ver quais alimentos estão ali, sem precisar abrir a porta.

Para melhorar ainda mais, a LG incluiu uma câmera panôramica de 2 megapixels dentro da geladeira, de modo que, mesmo quando você está no mercado e já não tem certeza do que tem em casa, é possível acessar (através de um app no seu smartphone) as imagens internas do refrigerador e conferir quais produtos você não precisa comprar – e assim poderá economizar sem adquirir os mesmos alimentos.

Adicionalmente, o sistema Windows 10 deve facilitar ainda mais as atividades na cozinha, já que é possível baixar novos aplicativos para receita, música, filmes e muito mais. Por fim, a LG revelou que esse refrigerador coleta dados de uso com seus sensores, para economizar energia e melhorar condições de temperatura e umidade.

Ainda não há datas e preços específicos para a chegada desses produtos, mas os lançamentos devem acontecer ainda em 2017. O que você achou dessas novidades?

...

O TecMundo foi à Punta Cana para a InnoFest a convite da LG.

Cupons de desconto TecMundo: