Review: smartphone LG Prime II X170fTV [vídeo]

8 min de leitura
Imagem de: Review: smartphone LG Prime II X170fTV [vídeo]

A LG, uma das marcas mais tradicionais no mercado de smartphones, mostra que está apostando em todos os segmentos com o lançamento do LG Prime II. Esse aparelho, uma evolução bastante sutil quando comparado ao LG L Prime disponibilizado em setembro de 2014, é um modelo intermediário com preço de dispositivo de entrada que chega para esquentar a briga em uma das categorias mais disputadas desse mercado.

O LG Prime II (X170fTV) abandonou a letra "L" em seu nome, mas manteve as boas características de seu antecessor. Além de medidas razoáveis para um smartphone de 5 polegadas, ele também conta com especificações técnicas que o tornam especialmente adequado para o público brasileiro. Esse é o caso do suporte a TV Digital e dois chips de operadora, características muito buscadas pelos consumidores do nosso país.

Em relação a alguns concorrentes, o hardware do LG Prime II pode parecer fraco, mas reflete com qualidade a sua posição no mercado. Com preço de lançamento razoavelmente acessível – R$ 599 –, dá para entender por que a LG preferiu apostar em especificações técnicas mais simples e mirar em um consumidor um pouco menos exigente. Passamos alguns dias com esse smartphone, e as nossas impressões você confere a partir de agora, em mais uma análise do TecMundo.

O smartphone LG Prime II X170fTV foi cedido por empréstimo pela loja Cissa Magazine para a realização desta análise.

Especificações técnicas

  • Sistema operacional: Android 5.0 (Lollipop)
  • Tela: IPS LCD de 5 polegadas
  • Resolução da tela: 854x480 pixels
  • Chipset: MediaTek MT6582
  • CPU: ARM Cortex-A7 quad-core de 1,3 GHz
  • GPU: Mali-400 MP2
  • Memória RAM: 1 GB
  • Armazenamento interno: 8 GB
  • Armazenamento externo: cartão micro SD de até 32 GB
  • Câmera traseira: 8 MP, 3264x2448 pixels de resolução máxima, com zoom digital de 4x, flash e HDR
  • Câmera frontal: 5 MP
  • Bateria: 2.460 mAh
  • Conectividade: WiFi 802.11 b/g/n, hotspot, Bluetooth 4.0 com A2DP, GPS (A-GPS), Rádio FM, TV Digital, microUSB v2.0 e 3G
  • Sensores: acelerômetro, bússola, proximidade e luminosidade
  • Cores: preto e branco
  • Dimensões: 140 mm (altura) x 71,1 mm (largura)
  • Espessura: 9,9 mm
  • Peso: 158 gramas
  • Preço de lançamento: R$ 599,99

Design

O aspecto visual não é um dos destaques desse smartphone. O LG Prime II conta com uma construção bastante sólida e simples, apresentando materiais de baixo custo em sua carcaça. A tampa traseira, por exemplo, é confeccionada em plástico e possui uma leve rugosidade. As bordas, também em plástico, oferecem uma boa proteção e absorção de impactos e não devem rachar nas primeiras quedas.

Apesar de haver uma leve rugosidade na tampa traseira, a superfície ainda é um pouco escorregadia, oferecendo perigo caso o smartphone não seja manuseado com firmeza. A parte de trás também não conta com os botões de volume e ligar/desligar, característica que é tradicional da fabricante e liberava as bordas laterais dos incômodos botões.

A antena da TV Digital está localizada no topo do LG Prime II, oferecendo fácil acessibilidade e dividindo espaço com a entrada para o fone de ouvido. Na parte da frente, a simplicidade também domina o design desse smartphone, e o visual sóbrio não destaca em excesso nenhum aspecto da aparência do aparelho.

Tela

A tela do LG Prime II apresenta uma qualidade razoável e condizente com o preço cobrado pela fabricante. Não espere a mesma experiência de smartphones da Samsung equipados com o Super AMOLED. O painel IPS LCD oferece uma visualização opaca, com um brilho fraco e cores um pouco lavadas.

Contudo, o display de 5 polegadas possui um tamanho adequado para a reprodução da TV Digital, entregando uma experiência satisfatória para quem procura o LG Prime II para este fim. A dimensão da tela ainda garante que o smartphone seja bastante agradável para quem deseja ler em seu display. Porém, vale ressaltar que a baixa resolução, apesar de favorecer o consumo de energia, não vai proporcionar muita nitidez para o que é exibido.

Interface

Assim como todos os lançamentos da LG, o LG Prime II vem equipado com uma versão customizada do Android. No caso desse modelo, encontramos uma variante do update 5.0 (Lollipop), que ainda oferece algumas funcionalidades adicionais e bem características da LG.

Esse é o caso do knock code, recurso adicional para o desbloqueio de dela. Através dessa funcionalidade, é possível estabelecer um padrão de toques no display que, se inseridos corretamente, dão acesso ao dispositivo de maneira integral. É exatamente como funciona o padrão do Android, mas de uma forma diferente e que tende a ser um pouco mais rápida.

Assim como todos os lançamentos da LG, o LG Prime II vem equipado com uma versão customizada do Android

Porém, a personalização tem o seu preço. Há vários apps pré-instalados no LG Prime II e que infelizmente não podem ser desinstalados. Isso inclui alguns jogos e uma suíte de aplicativos nacionais, opções que ocupam o precioso espaço do armazenamento interno do dispositivo. No geral, a interface desse smartphone apresenta alguns engasgos, mas nada muito incômodo.

Desempenho

A LG apostou em um hardware mais simples quando comparado com outros concorrentes do mercado para equipar o LG Prime II – praticamente o mesmo do LG L Prime – e investiu em funcionalidades específicas do smartphone. Voltado para um público menos exigente, esse modelo deve atender de forma satisfatória quem não busca um aparelho para rodar jogos e apps muito pesados.

Benchmark

Na realização desta análise, foram utilizados três aplicativos de benchmark para avaliar o LG Prime II: o 3D Mark (Ice Storm Unlimited), o AnTuTu Benchmark 5 e o Vellamo Mobile Benchmark (HTML5 e Metal).

3D Mark (Ice Storm Unlimited)

O 3D Mark é um dos testes de benchmark mais conceituados do mercado. Para a análise do LG Prime II, executamos o Ice Storm Unlimited, uma das opções oferecidas pelo aplicativo. Quanto maior a pontuação, melhor o desempenho.

3D Mark (Ice Storm Unlimited).

AnTuTu Benchmark 5

Esse aplicativo é um dos mais completos da categoria quando se trata de analisar o hardware de um aparelho. O AnTuTu Benchmark 5 faz testes de interface, CPU, GPU e memória RAM. Pontuações maiores representam um desempenho melhor.

AnTuTu Benchmark 5.

Vellamo Mobile Benchmark

Essa opção é bastante versátil por oferecer dois testes para os aparelhos: o HTML5 e o Metal. No primeiro deles, o desempenho do smartphone para navegação na web é colocado à prova. No Metal, o processador é avaliado, e uma nota final é atribuída à sua performance. Maiores pontuações indicam melhor desempenho.

Vellamo Mobile Benchmark.

Voltado para um público menos exigente, esse modelo deve atender de forma satisfatória quem não busca um aparelho para rodar jogos e apps muito pesados

Em nossos testes, o LG Prime II rodou com tranquilidade jogos leves, apps de produtividades e programas de notícias. Porém, o grande problema desse smartphone é a sua capacidade de armazenamento. Dos 8 GB oferecidos, apenas 4 GB estão disponíveis para guardar dados de aplicativos e arquivos pessoais. O uso de um cartão micro SD – com suporte a até 32 GB – pode até amenizar o problema para fotos e vídeos, mas não vai adiantar para quem quer instalar muitos apps pesados.

Durante nossa análise, foi preciso desinstalar vários apps para poder executar os benchmarks necessários para a avaliação. A mesma coisa aconteceu com jogos e outros aplicativos, que tiveram que entrar e sair do armazenamento para conduzirmos os testes.

Câmera

A câmera do LG Prime II não é excepcional, mas vai quebrar o galho para a maioria dos usuários em diversas situações. O sensor traseiro de 8 megapixels é capaz de produzir fotos razoavelmente boas em ambientes bem iluminados. Os controles manuais de exposição e foco ajudam a ajustar a qualidade das capturas em casos em que os níveis de luz não estão colaborando. No escuro, entretanto, o flash não consegue fazer um bom trabalho.

Já a câmera frontal tem uma boa resolução de 5 MP, podendo criar fotos grandes, mas de baixa qualidade. Quando comparado com outros smartphones do segmento de intermediários, podemos dizer que o LG Prime II ainda fica abaixo da média quando o assunto é a qualidade de imagem. O destaque, nesse caso, vai para o Quick Selfie, funcionalidade que permite aos usuários dispararem selfies apenas com um gesto da mão.

Os controles manuais de exposição e foco ajudam a ajustar a qualidade das capturas em casos em que os níveis de luz não estão colaborando

Bateria

Surpreendentemente, a bateria foi um dos aspectos que agradou em nossa análise. Além da alta capacidade – 2.460 mAh, a mesma quantidade oferecida pelo LG L Prime –, o baixo consumo do display e do hardware contribuem para fazer com que o LG Prime II aguente com folga um dia inteiro de uso moderado, utilizando redes sociais, jogos e apps leves.

Sob uso intenso, rodando vídeos em Full HD no YouTube, foram necessárias mais de 6 horas para esgotar completamente a carga da bateria do LG Prime II. Para um smartphone intermediário – pelo preço de um de entrada –, essa é uma marca considerável e que representa horas e horas de diversão para quem quer curtir a TV Digital do aparelho.

Áudio

O LG Prime II também apresenta uma boa qualidade sonora e uma boa experiência de áudio. O alto-falante está bem posicionando e conta reproduz som sem muitos ruídos e com volume razoavelmente alto. Entretanto, os fones de ouvido são fracos, feios e bastante desconfortáveis.

O alto-falante está bem posicionando e reproduz som sem muitos ruídos e com volume razoavelmente alto

Vale a pena?

Especialmente desenvolvido para o público brasileiro, o LG Prime II realmente é ideal para quem não é muito exigente. As funcionalidades que mais valem a pena para esse segmento – a TV Digital e o suporte a dois chips de operadora – funcionam muito bem e devem ser o suficiente para convencer boa parte dos consumidores.

Se considerarmos que seu preço de lançamento – R$ 599 – está bem acessível, podemos afirmar que a LG acertou com esse modelo. Portanto, vale considerar o LG Prime 2 se você não for um consumidor muito exigente ou caso você esteja pensando em comprar o seu primeiro smartphone.

O smartphone LG Prime II X170fTV foi cedido por empréstimo pela loja Cissa Magazine para a realização desta análise.

Análise: smartphone LG Prime II X170fTV. Comente no Fórum do TecMundo!

 

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.