LG torna os 'G5 Friends' uma plataforma aberta para outros desenvolvedores

2 min de leitura
Imagem de: LG torna os 'G5 Friends' uma plataforma aberta para outros desenvolvedores

A LG está promovendo encontros entre desenvolvedores na Coreia do Sul para convidá-los a desenvolver softwares e dispositivos modulares para o LG G5. O smartphone apresentado durante a MWC 2016 tem a capacidade modular de se encaixar a acessórios de forma nativa e altamente integrada. Por enquanto, entretanto, só há dois dispositivos compatíveis, e a LG quer que outras empresas e pessoas passem a produzir novas opções.

Com isso, a fabricante coreana espera tornar os G5 Friends uma plataforma de código aberto para a qual qualquer um poderá desenvolver e vender seus próprios produtos. A LG ainda prometeu dar suporte para quem estiver interessado, ajudando a resolver problemas e tornar os futuros acessórios mais funcionais.

Ainda não há informações sobre a possibilidade de a LG levar esses encontros para qualquer outra parte do mundo, mas a companhia está chamando os eventos de “LG Playground”. Na Coreia do Sul, ela está promovendo os encontros juntamente com instituições governamentais de fomento à tecnologia e universidades.

G5 Friends

Ao apresentar o G5 ao mundo durante a MWC 2016, a empresa surpreendeu todos com a capacidade modular do seu smartphone top de linha. Já havia rumores sobre a possibilidade de a bateria ser removível mesmo em um smartphone todo feito de metal, mas a coreana conseguiu manter segredo a respeito dos acessórios que se encaixariam na parte removível do smartphone.

Por enquanto, temos o Cam Plus, que aumenta a capacidade da bateria do G5 ao passo que traz botões físicos para operar a câmera. Ele ainda garante uma pegada melhor para quem vai fotografar, dando a impressão de que o dispositivo é uma câmera compacta ou uma point-and-shoot.

O outro acessório da própria LG que pode ser encaixado no smartphone é o Hi-Fi Plus, que consiste basicamente em um amplificador sonoro para melhorar a qualidade de áudio tanto em fones de ouvido quanto no próprio alto-falante.

Atrasado?

Por enquanto, não há informações sobre quando a LG pretende começar a vender o G5 por aqui, mas a empresa certamente já está ficando para trás, uma vez que a Samsung começou hoje a pré-venda dos seus Galaxy S7 e S7 edge no Brasil. Os smartphones da concorrente são caros, mas é possível ganhar um Gear VR “de graça” comprando algum S7 até o dia 1º de abril.

Fora isso, especula-se a possibilidade de o G5 brasileiro acabar sendo apenas um intermediário premium, com processador mais fraco que o original e sem a capacidade de se conectar a alguns dos G5 Friends dos quais a LG tanto se orgulha.

Você pretende adquirir o LG G5? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.