Donos de um LG G3, o dia finalmente chegou: a LG está começando a distribuir oficialmente o Android 5.0 (Lollipop) para os consumidores brasileiros possuidores do atual flagship da companhia. Se você ainda não recebeu o update via OTA (Over-The-Air), pode realizar a atualização utilizando o LG PC Suite, a ferramenta desktop da empresa – os dois métodos serão explicados nesta matéria.

O Android Lollipop para o LG G3 traz algumas mudanças no design do sistema operacional, mas manteve a interface-padrão do aparelho, a Optimus UI. Além disso, o update também promete entregar melhorias no desempenho e corrigir problemas de aquecimento relatados por alguns usuários.

Android Lollipop no LG G3.

Tutorial: update via OTA

O update via OTA, sigla para Over-The-Air, é a atualização que utiliza a rede sem fio – WiFi ou plano de dados – para se conectar ao distribuidor do software. Para baixar o Android Lollipop em seu LG G3 através desse método, siga os passos a seguir:

  1. Acesse as configurações (“Ajustes”) do aparelho e procure pela opção “Sobre o telefone”;
  2. Em seguida, clique em “Central de Atualização”;
  3. Depois, selecione “Atualização de software” e “Verificar agora para atualização”;
  4. O aparelho pode ser reiniciado algumas vezes sozinho e, depois que o processo iniciar, ele não pode ser interrompido.

É importante ressaltar que nem todos os aparelhos vão receber a update via OTA ao mesmo tempo. Portanto, se você ainda não foi contemplado com essa atualização, pode recorrer ao método utilizando o LG PC Suite.

Android Lollipop no LG G3.

Tutorial: update via LG PC Suite no computador

Para atualizar seu smartphone através do LG PC Suite, siga os passos a seguir:

  1. Baixe e instale o LG PC Suite em seu computador. Caso você esteja tendo dificuldades, recomendamos a leitura da nossa página no Baixaki sobre o programa;
  2. Certifique-se de que o aparelho está programado para fazer conexões no modo MTP e conecte-o ao computador;
  3. O LG PC Suite deve reconhecê-lo automaticamente, mas, se não o fizer, clique sobre a aba “Dispositivo móvel” e depois “Conectar o dispositivo móvel”;
  4. Espere o aparelho sincronizar todos os dados;
  5. Clique sobre o botão “Verificar atualização” e espere o smartphone ser atualizado;
  6. Novamente, depois que o processo iniciar, não é possível interrompê-lo.

Atualizando o LG G3 através do LG PC Suite.

Primeiras impressões

Utilizando um aparelho LG G3 que foi atualizado para o Android Lollipop, pudemos constatar uma lentidão nos primeiros momentos após a atualização. Foi preciso pelo menos 20 minutos até que o smartphone começasse a se comportar de maneira satisfatória, sem apresentar travamentos ou fechar aplicativos do nada.

Portanto, recomendamos muita paciência depois da instalação do Android Lollipop. Espere o sistema operacional baixar todas as atualizações necessárias e reinicie o dispositivo depois que todo o processo estiver concluído. Depois disso, o G3 deve começar a apresentar uma performance melhor e você já poderá desfrutar de todas as melhorias desse update.

Constatamos alguns problemas de desempenho nos primeiros minutos após o update.

Cupons de desconto TecMundo: