O HTT, o trem flutuante que corre a 1.100 km/h, entrará em fase de testes

1 min de leitura
Imagem de: O HTT, o trem flutuante que corre a 1.100 km/h, entrará em fase de testes

Você já ouviu falar do Hyperloop? Trata-se de um projeto de trens extremamente rápidos e capazes de alcançar velocidades de até 700 milhas por hora (1.100 km/h, aproximadamente), criado pela HTT (Hyperloop Transportation Technologies), e é um sonho idealizado por muitas pessoas, incluindo Elon Musk (o bilionário e criador da Tesla). Agora, parece que essa ideia pode estar saindo do papel.

Finalmente os primeiros testes serão feitos em Toulouse, na França. Na cidade, há uma base militar abandonada que tem o espaço ideal para ideias como essa. A utilização do local (que tem milhares de metros quadrados) foi cedida para empresas que queiram testar novas formas de mobilidade inovadora.

À HTT foi cedido 3 mil metros quadrados para os testes mais “terrenos externos”, ou seja, um espaço considerável. A empresa foi fundada em uma incubadora chamada JustStarFund e contou com financiamento coletivo e participação de outras empresas para tirar a ideia do papel.

Hyperloop

O que exatamente é o Hyperloop?

Como você deve imaginar, atingir mais de 1.100 km/h não é para qualquer um. Portanto, o Hyperloop também não é qualquer trem. A ideia de veículos sob trilhos com flutuação magnética (que não têm atrito), chamada de Maglev, não é nova e já existe no Japão, mas aqui o caso é outro.

Enquanto as locomotivas japonesas utilizam estações de energia elétrica para carregar cabos nos trilhos para torná-los eletromagnéticos, o Hyperloop tem um tipo de ímã em cada carro do trem e uma pista de alumínio que dispensam o uso de energia elétrica, ou seja, algo mais simplificado. Você teria coragem em andar em um meio de transporte que flutua e corre nessa velocidade?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.