5 prós e contras do Lenovo Vibe K6 em relação aos concorrentes [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: 5 prós e contras do Lenovo Vibe K6 em relação aos concorrentes [vídeo]

O Vibe K6 é a nova aposta da Lenovo no mercado dos smartphones intermediários com a sua própria marca. Este celular aqui tem praticamente o mesmo hardware do Moto G5 e, por isso, compartilha com ele basicamente o mesmo desempenho.

Contudo, ele tem sim as suas diferenças, além de pontos muito interessantes e outros detalhes nem tão atraentes assim. Portanto, se você está a fim de comprar um smartphone e este modelo aqui está na sua lista de possibilidades, confira o artigo para decidir de uma vez por todas se vale ou não a pena investir no K6.

Pró 1: som de alta qualidade

O maior destaque do Vibe K6 é, sem dúvida, o seu conjunto de alto-falantes que formam um conjunto estéreo de alta qualidade. O smartphone tem certificação Dolby Atmos, e, só por isso, você já pode esperar uma qualidade superior de som. Em nossos testes, constatei que ele realmente entrega o que promete nesse departamento, com um volume de som muito bom e pouca distorção. Certamente dá para fazer uma festinha improvisada em casa.

Entretanto, com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Com um celular de som poderoso como esse, você não deve abusar da paciência alheia em locais públicos, mais especificamente em ônibus e trens do transporte coletivo. =]

Pró 2: fones de ouvido que não enrolam

Diferente da linha Moto G, que vem com acessórios de péssima qualidade na caixa, o Vibe K6 da Lenovo chega às mãos do usuário com um carregador e, especialmente, com um fone de ouvido de boa qualidade. Não apenas isso! O fone tem um fio achatado que ajuda a evitar aquele emaranhado que toma conta do seu fone no bolso de uma calça, por exemplo.

Esse material é bem mais interessante por ser não somente prático, mas também mais durável. Para completar o pacote, o som desse acessório é bem superior ao que vemos nessa categoria de celular.

Pró 3: bom para selfies

Eu fiquei um tanto surpreso quando comecei a tirar fotos com a câmera frontal do Vibe K6. O sensor frontal tem uma qualidade interessante, com 8 MP, e um bom desempenho para uso cotidiano. Consegui tirar boas selfies com ele, algo que não se espera para aparelhos na faixa de preço dos R$ 1 mil.

Pró 4: carcaça de metal

Já se foi o tempo em que apenas smartphones top de linha contavam com acabamento metálico. O Vibe K6 tem a tampa traseira toda feita em alumínio. Isso ajuda a passar uma sensação de durabilidade melhor durante a pegada e o torna mais resistente. É curioso notar que o Moto G5 também segue essa linha, mas o LG K10 Novo não.

Pró 5: leitor de digitais

Outro recurso interessante do celular da Lenovo é o seu sensor de impressões digitais. O Moto G5 também possui o componente, mas, no Vibe K6, ele é mais bem posicionado, na parte traseira. Essa localização é mais confortável para o uso cotidiano, e o formato redondo dele também garante mais espaço para seu dedo. Em consequência disso, achei o leitor desse smartphone mais rápido que o do Moto G5. Vale comentar que o outro concorrente importante do Vibe K6, o LG K10 Novo, não possui um sensor biométrico.

Contra 1: botões de navegação

Agora que até a Samsung está começando a permitir a personalização da ordem dos botões de navegação, está ficando cada dia mais difícil engolir celulares com botões capacitivos com o comando de voltar posicionado à direita. Eu entendo que, na lógica oriental, isso faz sentido, mas o ideal seria permitir a personalização para os mercados ocidentais. Aqui, a esquerda é que passa a sensação de voltar atrás, uma vez que escrevemos da esquerda para a direita.

Fora isso, trocar a ordem desses botões só confunde a cabeça dos usuários que estão mais acostumados com outras marcas, como Motorola e LG, que utilizam o padrão da Google ou permitem personalização.

Contra 2: interface personalizada sem adição de funções

A interface personalizada pela Lenovo para o Vibe K6 não adiciona praticamente nenhuma função realmente útil para o usuário e, ainda assim, perturba consideravelmente o visual padrão do Android. Estou colocando esse ponto como negativo porque, se a empresa se deu ao trabalho de fazer personalizações, seria mais interessante incluir alguma adição significativa. Se não é para isso, não faz sentido mexer.

Contra 3: desempenho cotidiano poderia melhorar

Como já citado, o hardware do Vibe K6 é praticamente o mesmo do Moto G5. Portanto, eu esperava que ele funcionasse de uma forma tão lisa quanto seu meio-irmão da Motorola. Contudo, não é esse o caso. Ele mostra alguns engasgos na hora de alternar entre apps e dá uma travadinha aqui e ali. Isso é muito raro no Moto G5 e também no LG K10 Novo.

Contudo, nos benchmarks, não identifiquei qualquer problema. Para completar, o desempenho do K6 para jogos foi exatamente o esperado. Por isso, acredito que a Lenovo poderia melhorar a situação com uma atualização de software simples.

Contra 4: som dessincronizado do vídeo

Este é o pior problema do Vibe K6 de longe

Este é o pior problema do Vibe K6 de longe. Quando você está assistindo a algum vídeo em apps de streaming, depois de poucos minutos, o som começa a ficar atrasado em relação ao vídeo. Em certas situações, o problema surge logo no início do clipe. Isso é absolutamente irritante, e a Lenovo deveria fazer um recall dos aparelhos afetados ou liberar uma atualização urgente para fazer a correção.

Felizmente, nem todos os Vibe K6 sofrem desse mal. Portanto, se você acabar comprando uma unidade desse smartphone online, certifique-se de assistir a muitos vídeos logo no primeiro dia de uso para tentar identificar a falha. Se ela estiver presente, devolva-o imediatamente.

Contra 5: escorregadio

Ao mesmo tempo que a carcaça de metal do K6 lhe confere uma sensação de qualidade mais interessante e também mais resistência, ela joga contra sua segurança. Nas mãos de uma pessoa mais desastrada, o celular da Lenovo é quase uma barra de sabão. Ele escorrega com facilidade e, em nossos testes, caiu na mesa algumas vezes. Felizmente, não registrei nenhum dano, mas isso certamente é um alerta para quem decidir comprá-lo: use uma capinha sempre.

***

E aí? Concorda ou discorda dos pontos que eu levantei nesta lista? Deixe sua opinião nos comentários e discuta com os demais leitores seus pontos de vista. Vale lembrar que isso aqui não é uma análise, mas sim uma lista de prós e contras. O material completo sobre este celular você encontra aqui.

Confira algumas boas ofertas que encontramos para este celular em 04/04/17:

Kabum: R$ 862 à vista

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.