Estudo diz que apenas 9% dos projetos do Kickstarter não veem a luz do dia

1 min de leitura
Imagem de: Estudo diz que apenas 9% dos projetos do Kickstarter não veem a luz do dia
Imagem: Kickstarter

Segundo um estudo realizado pelo Kickstarter em conjunto com o professor Ethan Mollick, da Universidade da Pensilvânia (EUA), 9% dos projetos apoiados na plataforma de financiamento coletivo não são concluídos ou entregues aos consumidores. As informações foram levantadas com base em respostas de quase 500 mil pessoas que investiram no site.

Sem sombra de dúvidas, serviços como o Kickstarter são uma boa opção para oferecer uma oportunidade de criar ou desenvolver um produto ou uma ideia. Milhões de pessoas contribuem com os mais diversos itens, seja ele a jaqueta que se seca sozinha de "De Volta para o Futuro 2" ou o sucesso de arrecadação Shenmue 3. Contudo, de vez em quando as coisas não saem como o esperado, como foi o caso da Coolest, a geladeira multifuncional que ainda não entregou nenhuma unidade.

De acordo com o pesquisador, cerca de um entre dez projetos tem a chance de falhar na campanha. No caso, a palavra “falhar” é associada ao fato de o produto final ser ou não entregue aos apoiadores. Se um jogo, por exemplo, for desenvolvido, mas os financiadores não receberem uma cópia, então esse item está incluso na lista de problemas da plataforma. Nesses casos, apenas 13% das pessoas tiveram o seu dinheiro de volta.

As chances de falha são semelhantes em qualquer categoria

Ok, mas existe alguma área que seja considerada a mais “segura” de se investir? De acordo com o professor da Universidade da Pensilvânia, não, pois todos os projetos que falharam (seja por não ter sido concluído ou por não enviar uma versão final para os apoiadores) são bem distribuídos em todas as categorias do site, como música, design, quadrinhos, jogos, comida etc.

Mollick confirmou também que itens que acumulam até US$ 1 mil dólares têm mais chances de não concluírem o desenvolvimento. Apesar de ser uma informação que muitas pessoas deduzem logicamente, o pesquisador confirmou empiricamente.

A baixa porcentagem de projetos falhos ajuda o consumidor (ou apoiador) a ganhar confiança no Kickstarter, já que 73% deles afirmaram que voltariam a investir no site e 65% disseram que receberam os produtos no tempo estimado. Certamente, esses dados comprovam a taxa de sucesso da plataforma.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.