Empresa quer aquecer sua casa com a energia de computadores

1 min de leitura
Imagem de: Empresa quer aquecer sua casa com a energia de computadores

O papo de cessar o uso de recursos naturais e cuidar do nosso planeta já é antigo, mas poucas empresas realmente colocam algo em prática. Com isso, o Project Exergy busca fazer algo simples, mas que pode revolucionar a maneira como nós utilizamos a energia — e esse projeto no Kickstarter quer levar algo realmente interessante para a população.

No Brasil, os computadores já estão presentes em mais da metade das casas. Em outros países mais desenvolvidos, esse número é ainda maior. Então, qual a razão de não usarmos o aquecimento "natural" dessas máquinas para esquentar, por exemplo, nossas casas?

O Project Exergy desenvolve PCs para rodarem em altas temperaturas e, assim, poder usar seu calor como fonte primária. Como a equipe do projeto diz, a cada email, SMS, "zap zap", arquivo, mensagem por Facebook, upload de foto que você faz, um pedaço de carvão é queimado para gerar a energia necessária para cumprir a tarefa. Então, está na hora de procurarmos energias renováveis.

Como ele funciona

A equipe do projeto desenvolveu um computador que roda em uma temperatura tão alta que gera vapor. Esse vapor é coletado e pode ser utilizado para gerar energia e aquecer desde a água do seu banho até a própria casa.

Já existe um conceito pronto e trabalhando normalmente, como vocês podem acompanhar na página do Kickstarter. O PC utilizado conseguiu criar energia térmica o suficiente para aquecer um apartamento de 90 metros quadrados.

A funcionalidade do projeto serve para o mundo todo. Temos calor quase o ano inteiro no Brasil — mas com certeza a maioria de nós não larga o banho quentinho antes de dormir. Contudo, outros países passam por invernos rigorosos.

O Project Exergy está pedindo US$ 100 mil em campanha. Vá até a página e saiba mais um pouco sobre a ideia dessa equipe. Essa é mais uma saída para economizarmos nossos recursos naturais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.